(PUC-SP 2017/2) - QUESTÃO

“Segundo as minhas pesquisas, foram assim os tempos passados, embora seja difícil dar crédito a todos os testemunhos nesta matéria. (...) A explicação mais verídica, apesar de menos frequente - mente alegada, é, em minha opinião, que os atenienses estavam tornando-se muito poderosos, e isto inquietava os espartanos, compelindo-os a recorrerem à guerra. (...)”. 

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001. XLVII, 584 pp. 13-15.

A partir do texto, pode-se afirmar que Tucídides

a) estudou as estratégias utilizadas na Guerra de Troia em sua formação como general e registrou a sua própria experiência como combatente no conflito com os persas. 
b) concluiu que a Guerra do Peloponeso ocorreu devido a um crescente poder que ameaçou os demais, de acordo com a lógica do poder. 
c) reconstituiu a Guerra do Peloponeso comparando os relatos dos líderes políticos das várias cidades envolvidas, chegando à verdade dos fatos. 
d) pesquisou as Guerras Médicas, conflito entre gregos e persas, e concluiu que a vitória grega deveu-se à superioridade política das cidades-Estado sobre o poder imperial.

------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: B
Tucídides atribui a Guerra do Peloponeso a uma reação de Esparta e de outras pólis contra a crescente ameaça representada pelo imperialismo ateniense. Aliás, esta política hegemônica começara a se manifestar desde o final da Terceira Guerra Médica, quando Atenas insistiu em manter sua liderança sobre a Confederação de Delos contra a vontade dos demais participantes.