Desde a Independência do Brasil, em 1822, assistiu-se à eclosão de diversos movimentos sociais por meio dos quais os segmentos populares expressaram sua insatisfação em face de uma ordem social excludente e hierarquizadora.
Assinale a opção que apresenta movimentos que exemplificam o enunciado acima.
(A) Revolta da Armada / Ligas camponesas
(B) Cabanagem / Movimento dos Sem Terra
(C) Farroupilha / A guerrilha no Araguaia
(D) Sabinada / Revolução Constitucionalista (1932)
(E) Revolta dos Malês / Revolução de 1930
------------------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: B
a)-A Revolta da Armada foi um movimento encabeçado pelos oficiais generais da marinha, no qual os marinheiros não tiveram um papel de sujeitos atuantes, e que expressava insatisfações políticas e institucionais daqueles.
c) - A Farroupilha foi um movimento liderado pelos estancieiros e charqueadores gaúchos - isto é, a elite do Rio Grande do Sul - contra a política tributária do governo imperial em relação ao charque e contra o centralismo governamental. A Guerrilha do Araguaia, ainda que tenha contado com a adesão de trabalhadores rurais da região, foi um movimento liderado por guerrilheiros de esquerda que pretendiam implementar as teses defendidas por Régis Debray.
d) - A Revolução Constitucionalista foi um movimento que expressou a decepção de diversos segmentos da sociedade paulista, principalmente das elites políticas, em face da perda de sua hegemonia política e da demora por parte do Governo Provisório em convocar uma Assembléia Constituinte.
e)- A Revolução de 1930 foi um movimento arquitetado pelas oligarquias dissidentes, descontentes com a proeminência dos interesses paulistas na política nacional, com o apoio de parte dos tenentes.