“O texto monólogo de M. Melamed é uma crítica mordaz às sociedades do controle [...] Para o poeta[...] regurgitar esse excesso é retomar e reverter nossa talvez única vanguarda, a antropofágica. Não se trata mais de deglutir as vanguardas europeias para criar uma arte brasileira, mas de expelir as informações para refletir sobre o que de fato interessa devorar, repensando nossa condição de consumidores da cultura”.
FERNANDES, S. “Antropofagia devastadora”, in Bravo, nº 89. São Paulo: Abril Cultural, p. 57.
Considerando-se o texto, a proposta estética do artista consiste em
(A) repelir toda influência exercida pelo imenso fluxo de informações europeias em nome de uma autêntica cultura brasileira.
(B) receber as influências culturais europeias para recusá-las, posteriormente, de modo irrevogável.
(C) assimilar as vanguardas europeias para integrá-las, posteriormente, no âmbito da cultura crítica nacional.
(D) acolher as vanguardas europeias sob a condição da possibilidade de rejeição refletida dos elementos inadequados ao interesse da cultura nacional.
(E) ingerir as influências vanguardistas europeias para expeli-las, de modo irreversível, pela crítica reflexiva em nome dos consumidores da autêntica cultura brasileira.
RESPOSTA: D
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