(UEL-PR/2016) - QUESTÃO

Com base nos conhecimentos sobre as questões urbanas, especialmente nos estudos sociológicos da Escola de Chicago, assinale a alternativa correta.

a) A cidade é um estado de espírito, um corpo organizado de costumes, tradições, sentimentos e atitudes, que são transmitidos de uma geração a outra. 
b) A cidade é um somatório de homens individuais e de conveniências sociais, ruas, edifícios, luz elétrica, linhas de bonde, telefones, instituições e dispositivos administrativos. 
c) A preocupação com o planejamento urbano é decorrente do surgimento das grandes metrópoles, fenômeno esse produzido pelas sociedades contemporâneas, especialmente ocidentais. 
d) A segregação socioespacial e etnorracial, no Brasil, foi inaugurada com a emergência do processo de modernização das cidades, a partir da década de 1960. 
e) Espaços segregados, como, por exemplo, as favelas, representam o bloqueio de sua integração com o entorno e com a sociedade mais geral. 

RESPOSTA: A
______________________________________________________
a) Correta. A Escola Sociológica de Chicago contribuiu para a consolidação de um modo de interpretar a cidade levando- -se em conta não exclusivamente seus aspectos físicos, mas também, e especialmente, seus costumes, tradições, sentimentos e atitudes, que formam, em seu conjunto, certo estado de espírito vinculado à cidade. 
b) Incorreta. Para os pesquisadores da Escola Sociológica de Chicago, as interações e as convivências entre os indiví- duos não podem ser expressas pela fórmula matemática de uma simples soma, pois produzem efeitos sociológicos e psicológicos que alteram qualitativamente, e não apenas quantitativamente, o fenômeno em questão. No mais, para essa mesma Escola, não são as características físicas de uma cidade, como ruas, edifícios, luz elétrica, linhas de bonde, telefones, instituições e dispositivos administrativos que a definem, mas sim “um estado de espírito”. 
c) Incorreta. No caso da América Latina, a civilização inca é um exemplo de sociedade que se preocupou com o planejamento urbano. Outros exemplos podem ser encontrados em diferentes partes do mundo, o que evidencia que o planejamento urbano não é uma questão ou uma preocupação específica da contemporaneidade. 
d) Incorreta. Desde o período colonial brasileiro é possível encontrar exemplos empíricos de segregação socioespacial e etnorracial. A divisão socioespacial entre a Casa Grande e a Senzala é um exemplo desses tipos de segregação. Os quilombos e seus remanescentes, assim como as favelas formadas desde o final do século XIX, também demonstram que, no Brasil, o fenômeno da segregação socioespacial e etnorracial é bastante anterior à década de 1960. 
e) Incorreta. Conforme ficou demonstrado pelos estudos urbanos com influências da Escola Sociológica de Chicago, as grandes cidades são constituídas por pequenas cidades (espaços segregados) que se entrecruzam, se interpenetram, interagem, tanto do ponto de vista simbólico quanto econômico. 

(Fonte: http://www.cops.uel.br/vestibular/2016/provas/1a_Fase/19001_1_DEF.pdf  - acessado em 13SET16)
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!