(UEL-PR/2016) - QUESTÃO

Os rios, lagos e oceanos sofrem constantemente ações humanas que acarretam problemas socioambientais. Com base nos conhecimentos sobre hidrografia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. 

( ) A contaminação por excesso de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, provenientes do escoamento da agricultura, e por lançamento de esgoto e resíduos industriais, tornou-se problema comum na qualidade da água em todo o planeta. 
( ) O Brasil possui lagos tectônicos, e seus rios de planície são os mais propícios para a construção de hidrelétricas, pois possuem quedas d’água e diminuem os danos ambientais com o alagamento da área. 
( ) Os processos de irrigação da agricultura que demandam água em excesso são fundamentais no manejo sustentável das águas subterrâneas, por dificultarem que os contaminantes atinjam os aquíferos. 
( ) O processo de assoreamento de lagos, represas ou zona portuária com sedimentos, provenientes de alterações na bacia hidrográfica, pode comprometer a navegação, o abastecimento de água e a produção de hidroeletricidade. 
( ) Os rios possuem um leito menor e outro maior. A ocupação do leito maior pelos seres humanos potencializa os impactos das enchentes, gerando grandes prejuízos à população, tanto materiais, quanto de saúde pública. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. 

a) V, V, F, V, F. 
b) V, F, V, F, V. 
c) V, F, F, V, V. 
d) F, V, V, F, F. 
e) F, F, V, V, F

RESPOSTA: C
______________________________________________________
I. Verdadeira. A contaminação por excesso de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, provenientes do escoamento da agricultura e por lançamento de esgoto e resíduos industriais, tornou-se um problema comum na qualidade da água em todo o planeta. 
II. Falsa. O Brasil não possui lagos tectônicos e seus rios de planície são os menos propícios para a construção de hidrelétricas, já que não possuem quedas d’água, são lentos e aumentam os danos ambientais, pois alagam uma extensa área. 
III. Falsa. Os processos de irrigação da agricultura que demandam água em excesso, ou processos de irrigação mal manejados, tendem a facilitar que os contaminantes atinjam os aquíferos. 
IV. Verdadeira. O processo de assoreamento de lagos, represas ou zona portuária com sedimentos, provenientes de alterações na bacia hidrográfica, pode comprometer a navegação, o abastecimento de água e a produção de hidroeletricidade. 
V. Verdadeira. Os rios possuem um leito menor e outro maior. A ocupação do leito maior pelos seres humanos potencializa os impactos das enchentes, gerando grandes prejuízos à população, tanto materiais, quanto de saúde pública.

(Fonte: http://www.cops.uel.br/vestibular/2016/provas/1a_Fase/19001_1_DEF.pdf  - acessado em 13SET16)
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!