(UEL-PR/2016) - QUESTÃO

A ordem e o progresso constituem partes fundamentais da Sociologia de Auguste Comte. Com base nas ideias comteanas, assinale a alternativa correta. 

a) A ordem social total se estabelece de acordo com as leis da natureza, e as possíveis deficiências existentes podem ser retificadas mediante a intervenção racional dos seres humanos. 
b) A liberdade de opinião e a diferença entre os indivíduos são fundamentos da solidariedade na formação da estática social; essa diversidade produz vantagens para a evolução, em comparação com a homogeneidade. 
c) O desenvolvimento das forças produtivas é a base para o progresso e segue uma linha reta, sem oscilações e, portanto, a interferência humana é incapaz de alterar sua direção ou velocidade. 
d) O progresso da sociedade, em conformidade com as leis naturais, é resultado da competição entre os indivíduos, com base no princípio de justiça de que os mais aptos recebem as maiores recompensas. 
e) O progresso da sociedade é a lei natural da dinâmica social e, considerado em sua fase intelectual, é expresso pela evolução de três estados básicos e sucessivos: o doméstico, o coletivo e o universal.

RESPOSTA: A

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a) Correta. Auguste Comte, ao tentar a síntese geral dos conhecimentos de seu tempo marcado pelo florescimento das ciências experimentais, defendia que a ciência deveria ser colocada a serviço da regeneração social e, assim, eliminar a anarquia moral. O conhecimento humano deveria ser usado para criar uma nova ordem social. Seu positivismo científico ou filosofia positivista considerava que a ordem social e todos os fenômenos sociais estavam sujeitos às invariáveis leis da natureza, cuja descoberta é o objetivo de toda ciência. Nesse sentido, se existem leis invariáveis que governam as relações humanas, conhecimento, previsão e ação é uma regra a ser seguida pela Ciência Social, Física Social ou Sociologia. Ou seja, saber para prever, conhecer para intervir racionalmente, compreender para reorganizar (RAISON, T. Os Precursores das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971. p.38-46; MORAES FILHO, E. (org.). Sociologia. Auguste Comte. São Paulo: Ática, 1978. p.16-24). 

b) Incorreta. A importância dada por Auguste Comte à Lei dos Três Estados revela a sua preocupação com a “dinâmica social”, ou seja, com o progresso social ou processos de mudança dentro da ordem, de acordo com leis gerais, invariáveis e naturais. Leis essas que eram as do desenvolvimento do espírito humano e de sua crescente racionalidade. Portanto, a Estática Social representaria a ordem, formada por uma tessitura contínua, comparada à Anatomia, a sociedade em repouso, as condições de existência da sociedade. O indivíduo só pode ser explicado e compreendido pela sociedade, sendo em si mesmo uma abstração. A verdadeira célula social é a família, que reproduz os fatores da sociedade global e recebe o novo ser (o indivíduo) e o encaminha para a sociedade. A noção central e fundamental da Estática Social é a do consenso entre todos os fenômenos sociais e não a liberdade de opinião e a diferença entre os indivíduos. O método de Comte parte do todo para as partes, do sistema para seus elementos, do geral para o particular (RAISON, T. Os Precursores das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971. p.38-46; MORAES FILHO, E. (org.). Sociologia. Auguste Comte. São Paulo: Ática, 1978. p.16-26). 

c) Incorreta. Segundo Auguste Comte, a diferenciação social se torna mais complexa à medida que a sociedade se desenvolve e se estabelece a hierarquia social. Nesse sentido, a divisão do trabalho exerce papel preponderante na solidariedade social e consequente progresso, e não o desenvolvimento das forças produtivas. Podendo igualmente, pelos excessos da especialização, conduzir à desintegração social, às oscilações, pela quebra do consenso, da ordem e da harmonia. Dependendo da intervenção humana, com mais avanços do que recuo, a humanidade caminha em direção ao progresso (MORAES FILHO, E. (org.). Sociologia. Auguste Comte. São Paulo: Ática, 1978. p.25-27). 

d) Incorreta. Para Comte, é a crescente divisão do trabalho que exerce papel preponderante na solidariedade social e consequente progresso, que se manifesta na livre cooperação, na livre produção, na paz, na sanção moral, pela aceitação racional e não pela competição entre os indivíduos. Assim, não são os mais aptos que recebem as maiores recompensas, conforme as teses de Spencer. A humanidade se encontra em permanente desenvolvimento ou evolução, assim como os homens, aprendendo sempre, progredindo sempre. Liberdade com responsabilidade era uma das diretivas de Comte. A educação deve ser universal e abranger todos os membros da sociedade e todos os ramos do conhecimento humano. O homem só é livre na medida em que compreende e consegue colocar as leis naturais a seu serviço, o que ocorre no estado positivo ou industrial (MORAES FILHO, E. (org.). Sociologia. Auguste Comte. São Paulo: Ática, 1978. p.26-28). 

e) Incorreta. De acordo com Auguste Comte, o futuro pode ser mais previsível do que o próprio presente e considerava como sua primeira grande descoberta uma lei sociológica, a lei dos três estados (teológico, metafísico e positivo). Herdeiro direto do pensamento do século XVIII, Comte admitia que a humanidade encontrava-se em permanente desenvolvimento ou evolução, aprendendo e progredindo sempre. Passa, sucessivamente, por três estágios em sua evolução intelectual, de concepção de mundo e da vida: teológico, metafísico e positivo, sendo este último o definitivo (Lei dos Três Estados). Este é o sentido evolutivo e inalterável da sociedade (MORAES FILHO, E. (org.). Sociologia. Auguste Comte. São Paulo: Ática, 1978. p.26-28)

(Fonte: http://www.cops.uel.br/vestibular/2016/provas/1a_Fase/19001_1_DEF.pdf  - acessado em 13SET16)
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