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A conexão que Pitágoras estabeleceu entre a Música e a Matemática foi absorvida pelo espírito grego. Nessa fonte, alimentam-
-se novos conhecimentos normativos, que banham todos os domínios da existência entre os gregos. Um momento decisivo é
a nova concepção da estrutura da música. A harmonia exprime a relação das partes com o todo. Está nela implícito o conceito
matemático de proporção que o pensamento grego figura em forma geométrica e intuitiva. A harmonia do mundo é um conceito
complexo em que estão compreendidas a representação da bela combinação dos sons no sentido musical e a do rigor do
número, a regularidade geométrica e a articulação tectônica. A ideia grega de harmonia abrange a arquitetura, a poesia e a
retórica, a religião e a ética.
(Adaptado de: JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.207.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da filosofia e dos primeiros filósofos, assinale a
alternativa correta.
a) A concepção pitagórica de mundo permitiu que os gregos formassem a consciência de que, na ação prática dos cidadãos,
existe uma norma do que é proporcional, que deve ser seguida também na esfera do direito.
b) A filosofia pitagórica do número corresponde à ideia de que os números exprimem relações concretas entre as coisas,
o que possibilita dizer que os fenômenos naturais são reduzidos a relações quantitativas e calculáveis.
c) Inspirando-se nos estudos sobre a música e na observação da natureza, Pitágoras concluiu que há uma relação de proporção
entre cosmos e música, qual seja, ambas são disformes e caóticas; essa ideia norteará a concepção pitagórica
de ação humana.
d) O estudo das proporções em música verifica a existência de uma relação assimétrica entre o número de vibrações e
o comprimento das cordas da lira; a partir disso, Pitágoras estabeleceu a ideia de assimetria geométrica rigorosa do
cosmos.
e) Pitágoras compreendeu que a diversidade com que a natureza se manifesta permite inferir que a realidade última das
coisas assenta-se na matéria sensível e no modo como as coisas se apresentam aos sentidos humanos
RESPOSTA: A
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a) Correta. O espírito grego adquire de Pitágoras e da conexão que este estabelece entre Música e Matemática, a noção
de harmonia; essa noção serviu de norma para a ação prática dos cidadãos.
b) Incorreta. A doutrina pitagórica do número entende que os números exprimem relações abstratas entre as coisas.
Para Pitágoras, os números não significavam a redução dos fenômenos naturais à relação quantitativas e calculáveis.
c) Incorreta. A música, por reunir sons muito diferentes em harmonias que obedecem à ordem e à medida, relaciona-se
com a ideia pitagórica de um universo ordenado que pode ser apreendido pela razão humana. Para Pitágoras, o
Universo não é disforme nem caótico, mas forma um cosmos (ordem e beleza). Pitágoras utilizou-se desse modelo
para explicar a ordem das coisas da natureza; dessa maneira, para Pitágoras, a ação humana deve ser na mesma
medida harmônica.
d) Incorreta. Pitágoras estabelece o número como princípio de todas as coisas embasando-se na simetria geométrica
rigorosa do cosmos; esta mesma simetria pode ser verificada nos estudos das proporções em música, que tiveram
origem na relação entre o número de vibrações e o comprimento das cordas da lira.
e) Incorreta. Para Pitágoras, a verdadeira realidade das coisas reside em algo incorpóreo, isto é, os números; discorda de
filósofos como Tales de Mileto e Anaxímenes que afirmam que a realidade das coisas se encontra na matéria sensível,
sendo o sensível a essência do ser. Pitágoras apresenta uma grande novidade para sua época, pois o número exige
uma relação abstrata entre as coisas, a realidade está além das aparências.
http://www.cops.uel.br/vestibular/2016/provas/1a_Fase/19001_1_DEF.pdf (acessado em 13SET16)
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