(UEL-PR 2016) - QUESTÃO

Leia o texto

Generalizando, podemos dizer que a técnica da reprodução retira do domínio da tradição o objeto reproduzido. Na medida em que ela multiplica a reprodução, substitui a existência única da obra por uma existência massiva. E, na medida em que essa técnica permite à reprodução vir ao encontro do espectador, em todas as situações, ela atualiza o objeto reproduzido. 

(BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica – primeira versão. In. Magia e técnica, arte e política – Obras Escolhidas I. 8.ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p.182-183.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a reprodutibilidade técnica, segundo Walter Benjamin, assinale a alternativa correta. 

a) A atualização constante dos objetos é o primeiro passo para a instauração de uma teoria materialista revolucionária da arte na era da reprodutibilidade técnica, pois tal atualização libera as forças do entendimento e da imaginação. 
b) A fotografia e o cinema, obras reproduzidas tecnicamente, operam em registros de criação similares às formas tradicionais de arte, pois a criação artística resulta indistintamente da pulsão criativa genial.
c) Ao homogeneizar os objetos pela reprodução massiva, a técnica destrói os traços materiais e históricos característicos e únicos que permitem vincular uma obra de arte à tradição. 
d) Embora a reprodução técnica afete alguns elementos que compõem a obra de arte, ainda assim, os mais fundamentais e característicos, facilmente identificáveis, como a “aura”, permanecem intocados. 
e) O que torna a obra de arte única, na era das técnicas de reprodução, e o que permite o estabelecimento do seu vínculo com a tradição, depende do modo como ela é recebida por especialistas, artistas e pelo público em geral.

RESPOSTA: C

_____________________________________________________________
a) Incorreta. A simples atualização dos objetos, além de não ser um procedimento crítico, via de regra revela um procedimento alienado que consiste na aderência irrefletida ao mundo. 

b) Incorreta. A fotografia e o cinema resultam de possibilidades técnicas específicas de um determinado momento do desenvolvimento técnico da sociedade capitalista, estranhas às formas tradicionais de arte. Além disso, representaram um abalo na forma tradicional da definição da obra de arte. Por fim, não mais vigora a teoria do gênio para explicar os processos de criação artística. 

c) Correta. A reprodução técnica dos objetos destrói os traços materiais, que conferem singularidade à obra (aquilo que é único na obra). Além disso, também apaga os traços históricos únicos que a constituem, na medida em que cria uma indistinção de pertencimento. Com isso, são quebrados os vínculos com a tradição a qual a obra original se vincula. 

d) Incorreta. É precisamente a aura – o mais fundamental e característico de uma obra de arte – o que é afetado pela reprodução técnica. 

e) Incorreta. Para Benjamin, a recepção de uma obra de arte não possui o poder de definir o que ela é, tampouco de definir o vínculo com uma tradição. 

http://www.cops.uel.br/vestibular/2016/provas/1a_Fase/19001_1_DEF.pdf (acessado em 13SET16)
____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!