Leia o texto a seguir.
O mito converte-se em esclarecimento e a natureza em mera objetividade. O preço que os homens pagam pelo
aumento de seu poder é a alienação daquilo sobre o que exercem o poder. O esclarecimento comporta-se com
as coisas como o ditador se comporta com os homens. Este os conhece na medida em que pode manipulá-
-los. O homem de ciência conhece as coisas na medida em que pode fazê-las. É assim que seu em-si torna
para- -ele. Nessa metamorfose, a essência das coisas revela-se como sempre a mesma, como substrato de
dominação.
(ADORNO; HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.21.)
O uso da razão para fins irracionais criou, principalmente no século XX, uma desconfiança crônica a respeito da
sua natureza e dos seus usos.
Com base nos conhecimentos sobre a racionalidade instrumental presente no texto, assinale a alternativa correta.
a) Tanto a dominação da natureza quanto a alienação do homem são o preço inevitável a ser pago pela razão, pois o
conhecimento ocorre quando o mundo e o homem se tornam objetos.
b) O esclarecimento, na medida em que efetiva a superação do mito, atualiza a essência e o próprio destino do homem,
que consiste em transformar a natureza, produzindo objetos que tornam a vida mais confortável.
c) Mito e razão são forças primitivas antagônicas de natureza distinta: o mito caracteriza-se pela imaginação, fantasia e
falta de objetividade; já a razão, pela objetividade, por cujos processos de formalização a certeza é instituída.
d) Dada a dimensão puramente formal da ciência, os aspectos práticos do mundo da vida lhe são alheios, razão pela qual
os usos com vistas à dominação são estranhos à sua essência, resultando na dominação de um mau uso prático.
e) A instrumentalização da razão e a objetivação da natureza são dois momentos de um mesmo processo, cujo resultado
consiste em conceber o homem e o mundo como objetos disponíveis à manipulação e ao exercício de poder.
RESPOSTA: E
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a) Incorreta. Para os autores, a alienação do homem e a dominação da natureza resultam, não de uma necessidade em
si, e sim de uma lógica de organização (formal e social) que poderia ser outra. A objetificação de homem e mundo,
portanto, não são inevitáveis.
b) Incorreta. O esclarecimento não efetiva a superação do mito, pois, ao não incorporar a consciência da auto-limitação
da razão, o esclarecimento converte-se em mitologia. O sentido do ser humano no mundo não coincide com a transformação
da natureza com vistas à exploração.
c) Incorreta. A novidade (e radicalidade) da obra Dialética do Esclarecimento consiste justamente em recusar a oposição
entre mito e razão. Assim, o mito não é meramente fantasioso; a razão não instaura necessariamente um
conhecimento objetivo. Entre ambos há uma dialética.
d) Incorreta. Não há, para os autores, uma oposição entre a dimensão supostamente formal da ciência e o domínio
meramente factual do mundo da vida. Em uma concepção instrumental da razão (e da ciência), a dominação da vida
é inerente, um momento lógico necessário do processo.
e) Correta. Conceber a razão como um instrumento de dominação por meio do qual se concebe a natureza e o homem
como um conjunto de objetos disponíveis à exploração é aquilo que os autores chamam de razão instrumental. Instrumentalização
da razão e objetivação da natureza e do humano propiciam que ambos sejam concebidos com vistas à
exploração.
http://www.cops.uel.br/vestibular/2016/provas/1a_Fase/19001_1_DEF.pdf (acessado em 13SET16)
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