A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo.
(Adaptado de Eric Hobsbawm, Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 262-263.)
a) Relacione a Primeira Guerra Mundial e a situação da Rússia na época.
b) Cite e explique um princípio da Revolução Russa de 1917.
RESPOSTA COMENTADA
a) A participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial provocou transformações no regime político, econômico e social do país. As perdas ocasionadas pela guerra proporcionaram o questionamento do poder absoluto dos czares e da condição econômica e social (inflação, fome, greves), criando condições para a eclosão da Revolução de 1917.
b) Os candidatos poderiam citar e explicar que o princípio socialista da Revolução previa o fim da propriedade privada; a nacionalização dos bens de produção; a reforma agrária; a vanguarda do partido bolchevique; o Estado como representante do povo e a retirada da Rússia da Primeira Guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!