Um grande problema causado com o crescimento e a metropolização das cidades é a escassez de áreas para destinação dos resíduos sólidos. Em muitas cidades brasileiras, esse resíduo é depositado em lixões a céu aberto.
Fonte: TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: Estudos de Geografia Geral e Brasil. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2010. V. 3. p.41. (adaptado)
O modo de destinação final de resíduos sólidos em lixões constitui-se numa prática na qual:
a) a deterioração dos materiais origina poluição do ar, contaminação das águas superficiais e subterrâneas, podendo tornar-se foco de transmissão de doenças à população de seu entorno.
b) os resíduos são compactados e cobertos diariamente com uma camada de terra e, com isso, oferecem menor risco de contaminação.
c) os resíduos são incinerados reduzindo significativamente o seu volume e transformando-os em gases, calor e materiais inertes.
d) ocorre a transformação dos resíduos orgânicos em compostos para uso agrícola.
e) há a separação de materiais para reutilização, gerando menor impacto na natureza.
A destinação inadequada do lixo em lixões a céu aberto pode causar diversos problemas sociais e ambientais, entre os quais: poluição do solo, contaminação de rios e água subterrânea por chorume (líquido tóxico oriundo da decomposição do lixo), proliferação de animais transmissores de doenças e poluição do ar.
RESPOSTA: A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!