Trabalhos recentes têm mostrado que a classe Reptilia, como conhecida tradicionalmente, não constitui um grupo monofilético.
Esses estudos indicam que, para ser monofilético, Reptilia precisaria incluir também as aves (classe Aves). Ou seja, se considerarmos como répteis apenas tartarugas, lagartos, serpentes e crocodilianos, e não incluirmos as aves nesse grupo, o táxon Reptilia seria considerado como um táxon parafilético.
Com base nesse exemplo, responda às seguintes perguntas.
a) O que são grupos parafiléticos e monofiléticos?
b) O que são características homólogas e como elas podem ser usadas para agrupar diferentes táxons?
a)
Grupos monofiléticos são aqueles que incluem o mais recente ancestral em comum do grupo e todos os descendentes desse ancestral. Por outro lado, os grupos parafiléticos são aqueles que incluem o ancestral em comum mais recente de todos os membros do grupo e alguns dos descendentes desse ancestral, mas não todos.
b)
Características homólogas são características compartilhadas entre diferentes organismos que são herdadas de um ancestral comum. Essas características podem ser usadas portanto, em análises filogenéticas, para agrupar diferentes organismos que tenham se originado de um ancestral comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!