Durante o século XVII, a Europa Ocidental presenciou mudanças políticas importantes na forma de organização dos Estados. A centralização política do século XVI deu lugar à política absolutista.
Assinale a alternativa que define a política absolutista do século XVII de modo CORRETO.
(A) Poder do Estado, concentrado nas mãos do rei e de sua burocracia, sustentado pelos setores burgueses urbanos.
(B) Poder real, personalizado na figura do rei absoluto, tendo como base social os senhores feudais e os setores camponeses.
(C) Poder de polícia, estruturado na violência e organizado por milícias mercenárias, diretamente ligadas aos setores da pequena nobreza.
(D) Poder absoluto do rei, produzido pelo controle das finanças e pelo apoio social dos setores camponeses.
(E) Poder divino, associado ao poder temporal, sustentado pela aliança entre o clero e os senhores feudais.
___________________________
RESPOSTA: A
A alternativa (b) está incorreta porque associa à política absolutista a figura exclusiva do rei e define, erradamente, que seu apoio estaria centrado nos senhores feudais e nos setores camponeses; a alternativa (c) está errada porque reduz a política absolutista ao poder de polícia, definido através das práticas de violência e o associa ao apoio dos setores da pequena nobreza; a alternativa (d) está equivocada porque, além de personalizar o poder no rei, estabelece o apoio dos camponeses; e a alternativa (e) está incorreta porque associa o poder absolutista ao clero e aos senhores feudais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!