QUESTÃO: HISTÓRIA GERAL (Q 0201)

(UNESP) Apesar de não ter sido tão complexo quanto os governos modernos, o Império [Romano] também precisava pagar custos muito altos. Além de seus funcionários, da manutenção das estradas e da realização de obras, precisava manter um grande exército distribuído por toda a sua extensão. A cobrança de impostos é que permitia ao governo continuar funcionando e pagando seus gastos.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004.)

Sobre o recolhimento de impostos e os gastos públicos no Império Romano, é correto afirmar que

a) os patrícios e os proprietários de terras não pagavamtributos, uma vez que estes eram de responsabilidadeexclusiva de arrendatários e escravos.
b) o desenvolvimento da engenharia civil foi essencial para integrar o Império e facilitar o deslocamento dos exércitos.
c) as obras financiadas com recursos públicos foramapenas as de função religiosa, como altares ou templos.
d) a desvalorização da moeda foi uma das formasutilizadas pelos governantes para aliviar o peso dosimpostos sobre a população despossuída.
e) os tributos eram cobrados por coletores enviadosdiretamente de Roma, não havendo qualquer intermediação ou intervenção de autoridades locais.

RESPOSTA: B


A par do controle sob o Mediterrâneo (Mare Nostrum),Roma desenvolveu um extenso sistema de estradas(em grande parte pavimentadas) que interligando asdiversas províncias do Império. Esse grande complexoviário exigiu o desenvolvimento da engenharia civil(construção de pontes, aquedutos e sistema de escoamento das águas pluviais), tornando-se funda mentalpara facilitar o trânsito de pessoas, mercadorias,agentes do Estado e também de tropas, destinadas aimpor e manter a Pax Romana. Paralelamente, a evolução da engenharia civil contribui para a romanização dos povos conquistados, graças à construçãode importantes edifícios públicos, como fóruns, circos, teatros e termas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!