Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - Exercícios comentados

01. (UFRGS) Com o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a geopolítica global nunca mais foi a mesma. No caso do Oriente Médio, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu pela partilha da Palestina e pela criação de dois estados, um judeu e outro árabe. 

Considere as afirmações abaixo, sobre os conflitos no Oriente Médio. 
I - Os conflitos, apesar de sua repercussão internacional, tiveram como característica o fato de apresentar implicações locais. 
II - Devido à polarização decorrente da Guerra Fria, somente a União Soviética se manifestou favoravelmente à criação do Estado de Israel. 
III - No dia seguinte à criação do Estado de Israel, após o término do mandato Britânico na Palestina, tropas dos países árabes vizinhos invadiram a região, ocasionando a imediata reação israelense. 

Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III.

02. (FATEC) O primeiro-ministro britânico Winston Churchill declarou em um discurso ao Parlamento em agosto de 1941: “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior”:

Assinale a alternativa cujo contexto histórico justifica a afirmação de que houve uma relação de continuidade entre a Primeira (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
a) O perigo representado pelo desenvolvimento militar do Japão, que ameaçava a soberania alemã nos mercados asiáticos e africanos.
b) O povo alemão, após a assinatura do Tratado de Versalhes, fortaleceu o discurso nacionalista que levou à ascensão do nazismo e, pouco mais tarde, à eclosão da Segunda Guerra.
c) A disputa por fontes de energia, mercados consumi dores e fornecedores de matérias-primas que, em meados do século XIX, teve seu ápice na Partilha da África.
d) O acentuado crescimento econômico dos países do chamado “Terceiro Mundo”; que ameaçava o protagonismo europeu e estadunidense na economia internacional.
e) A divisão dos países do mundo entre dois blocos ideológicos distintos – capitalista e comunista – que desde o início do século XX se manifestava em guerras localizadas.

03. (FUVEST) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.” (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941) A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos;
b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

04. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.

05. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.



01. CA afirmativa II está incorreta pois Israel teve o apoio dos EUA à criação de seu estado, o que ampliou o descontentamento da Liga Árabe, e resultou na primeira guerra árabe-israelense.

02. B A alternativa apresenta uma explicação simplificada para a gênese da Segunda Guerra Mundial, vinculando-a apenas com o ressentimento do povo alemão em relação à imposição do Tratado de Versalhes. Essa situação que favoreceu o discurso nacionalista de Hitler e sua consequente ascensão ao poder, considerada o ponto de partida para o rearmamento alemão e o processo expansionista que levaria ao conflito de 1939-45. É preciso notar que outros fatores contribuíram para tal desfecho, como a polarização entre esquerda e direita, que resultou na ascensão de diversos governos europeus com tendência fascista (entre eles o próprio regime nazista) e a busca de matérias-primas por meio da expansão territorial (casos da Itália e do Japão). 

03. A a) é a única alternativa que corresponde a uma razão para a Segunda Guerra, já que Alemanha e Itália se unificaram tardiamente e não participaram do processo de divisão de áreas de influência e investimentos, sendo “boicotadas” em suas tentativas de participação dessa divisão para conquista de mercados consumidores. b) A China não era um país imperialista, e sim o Japão. O Japão invadiu a China e Coréias com seu exército e devido a seu alto desenvolvimento e potencial se tornou o país imperialista da Ásia. c) Na verdade a questão da Alsácia-Lorena foi Franco-Germânica. Alemanha e França brigaram durante muitos anos pelo território, rico em minério. d) Foi justamente o contrário. As ideologias pregavam o nacionalismo e aspiravam cada vez mais incrustá-lo em sua população. Como por exemplo o fascismo: extremo nacionalismo. e) Nesse momento a Alemanha não estava dividida e sim centralizada e chamamos de expansão marítima a conquista além0-mar de territórios no início da Idade Moderna.

04. CA única opção correta é a letra C, já que nenhuma alternativa além de C e E falam de um ataque que perpasse o território europeu. Somente com a entrada dos EUA, devido ao ataque japonês, a guerra ganha um caráter mundial (mais de um continente participando). A letra E está incorreta, pois a China estava ao lado dos Aliados e não cederia seus territórios para o Eixo, já que justamente lutava contra o imperialismo japonês.

05. A - a) Hitler realmente iniciou uma perseguição aos judeus, pregando o anti-semitismo (uma das características do nazismo). Um dos maiores crimes de guerra contra a humanidade foi o Holocausto, no qual judeus eram colocados em campos de concentração para trabalho forçado e posteriormente eram mortos. Foi devido a isso que aproximadamente 6 milhões de judeus morreram. b) Os norte-americanos permaneceram neutros até o ano de 1941, quando houve um ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor. Apenas em 1945 as bombas foram atiradas nas cidades japonesas. c) O governo de Vichy, chamado governo “fantoche” do nazismo alemão, ocorreu quando o país rendeu-se aos nazistas na Segunda Guerra. Seu líder foi Pétain. De Gaulle foi líder das Forças Livres Francesas, contrárias às forças nazistas. d) Foram os japoneses que atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor, e não os alemães. e) A Crise de 1929 acirrou os revanchismos europeus e deu ensejo para que muitos governos fascistas chegassem ao poder deturpando discursos. Então, sim, a Crise de 1929 influenciou o início da Segunda Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!