Revolução de 1930 - Exercícios comentados

01. (FATEC) Em 1930, no Brasil, Getúlio Vargas assume o poder, liderando um movimento de forças heterogêneas: oligarquias dissidentes da chamada Aliança Liberal, integrantes do movimento tenentista, liberais e outras forças políticas, contrárias principalmente à predominância da oligarquia cafeeira paulista à frente do governo federal. Diversos fatores, internos e externos, levaram a este movimento político, conhecido como Revolução de 30. 

Entre eles é correto citar: 
a) o fim da política café-com-leite, a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e o tenentismo. 
b) o aumento das exportações de café, a morte de João Pessoa, a eleição de Washington Luís apoiado pelo movimento tenentista. 
c) o fim da política dos governadores, a crise industrial gerada pela I Guerra Mundial e a insistência de Getúlio Vargas em salvar a oligarquia cafeeira de seu Estado. 
d) a morte de João Pessoa, a Revolta dos Tenentes, a pressão exercida sobre o governo pelas reivindicações dos movimentos operários de São Paulo e Rio de Janeiro, nas décadas de 1910 e 1920. 
e) o tenentismo, que cresceu após a Guerra do Paraguai e exigiu do governo uma política social integrada às reivindicações das camadas médias urbanas, e a agitação crescente do Partido Comunista após a Revolução Russa.

01. AO movimento político que levou Getúlio Vargas ao poder, conhecido como Revolução de 1930, resultou do esgotamento do Estado Oligárquico agro-exportador e da conjuntura internacional marcada pela Grande Depressão do Capitalismo Monopolista. O tenentismo, cujas revoltas da década de 1920 haviam fracassado, foi utilizado pela Revolução de 1930 como dispositivo militar do movimento político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!