As Cruzadas - Exercícios comentados

01. (MACKENZIE) Chamamos de Cruzadas a uma série de expedições cristãs empreendidas contra os muçulmanos, no Oriente Médio. Elas tiveram início em 1095, quando o papa Urbano II anunciou uma expedição a Jerusalém, contra os muçulmanos, com a finalidade de libertar o Santo Sepulcro – o túmulo de Cristo. 
Luiz Koshiba 

Relacionam-se com o movimento Cruzadista:
a) a hegemonia muçulmana sobre os territórios europeus, o desenvolvimento das manufaturas nas cidades italianas de Gênova e Veneza e as crises do final da Baixa Idade Média. 
b) a reabertura do comércio com o Oriente, o enriquecimento cultural das sociedades mediterrânicas e o renascimento urbano. 
c) a vitória de Carlos Martel na batalha de Poitiers, o fortalecimento do império Bizantino e a força militar dos senhores feudais. 
d) a reconquista da Península Ibérica, a pouca influência da Igreja católica na Europa central e a unificação do Estado italiano. 
e) as epidemias da peste negra, que ocorreram nos séculos XI e XII da era cristã, o estímulo a uma economia não monetária e a reconstrução dos monumentos históricos da Antiguidade Clássica.

02. (ENEM) A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrina - ção na Terra Santa ou em outro lugar. A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu.

DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado).

O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno oci - dental do (a)
a) surgimento do monasticismo guerreiro, ocasionado pelas cruzadas.
b) descentralização do poder eclesiástico, produzida pelo feudalismo.
c) alastramento da peste bubônica, provocado pela expansão comercial.
d) afirmação da fraternidade mendicante, estimulada pela reforma espiritual.
e) criação das faculdades de medicina, promovida pelo renascimento urbano.

01. As Cruzadas representam a contra-ofensiva cristã em relação ao precedente avanço do Islão. E, embora não tenham conseguido reconquistar efetivamente a Terra Santa, reabriram o Mediterrâneo Ocidental (até então dominado pelos árabes) ao comércio europeu, contribuindo para o Renascimento Comercial e Urbano; ao mesmo tempo, enriqueceram a cultura européia graças ao contato com as civilizações islâmica e bizantina. (Resposta: B)

02. A Ordem do Hospitalários, juntamente com a Ordem dos Templários e a dos Cavaleiros Teutônicos, foi uma das três organizações de monges guerreiros surgidas no transcorrer das Cruzadas. Eram formadas por sacerdotes do clero regular que mesclavam as funções religiosas com atividades guerreiras voltadas à defesa da Terra Santa. Quando os cristãos foram expulsos da Palestina e retornaram à Europa, as ordens citadas prosseguiram em sua atividade guerreira e religiosa, tanto no Mediterrâneo (Hospitalários, contra os turcos) como no Báltico (Cavaleiros Teutônicos, contra os pagãos da região) e na Espanha (Templários, contra os mouros). (Resposta: A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!