Ditadura militar de 1964 - Exercícios comentados

(Mackenzie-SP) - QUESTÃO

(...) a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto.O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio constitucional.

Castelo Branco, mensagem ao Congresso Nacional, 1965

Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa a respeito do contexto histórico e político do texto acima.

a) A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional.
b) O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades, como sindicatos e a UNE, focos de resistência política ao golpe de 1964.
c) Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas as medidas econômicas tomadas durante o seu governo contaram com o irrestrito apoio e aprovação popular.
d) A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implementado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando com o apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais.
e) Foi realizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fim de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país.

➥ Resposta comentada: (b)
O Golpe Militar de 1964 e o decreto do Ato Institucional 1 depuseram o presidente João Goulart e iniciaram o regime ditatorial militar no Brasil. Embora recebessem, naquele momento, um significativo apoio de diversos setores da sociedade brasileira, os militares percebiam ainda focos de resistência à ditadura que se instalara naquele momento. Objetivando conter o avanço da oposição ao regime, o governo Castelo Branco promoveu uma forte repressão policial contra as entidades que não o aceitaram, tais como alguns sindicatos e a UNE, além de artistas e intelectuais, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!