Exercícios sobre o Pós Segunda guerra Mundial - com gabarito

02. (PUC - RJ) - Após a 2ª Guerra mundial, a organização política dos países da Europa ocidental veio sofrendo importantes mudanças estruturais, que podem ser identificadas, nos dias atuais, pela formação da 

a) internacionalização, a partir do desmonte das sociedades científicas 
b) nacionalização, a partir da falência das sociedades internacionalizadas 
c) regionalização, a partir da complexificação das sociedades nacionais 
d) supranacionalização, a partir da eliminação das sociedades liberais 
e) tecnificação, a partir da transformação das sociedades planificadas

02. (UNEAL) - Devastada pela guerra, a Europa enfrentava cada vez mais manifestações de contestação aos governos constituídos. Os norte-americanos logo perceberam que a crise europeia punha em risco o futuro do capitalismo e prejudicava a própria economia, criando expansão para o comunismo. Os norte-americanos resolveram então ajudar na recuperação dos países europeus; para isso, criou

a) a OTAN.
b) o Pacto de Varsóvia.
c) o Plano Monnet.
d) o Plano Marshall.
e) o Tratado de São Francisco.

03. (UNIR) - Sobre a queda do Muro de Berlim, analise as afirmativas.

I - Marcou o início do processo de reunificação da Alemanha que fora dividida como resultado de sua derrota na II Guerra Mundial.
II - Relacionou-se com a Perestroika e a Glasnost implementadas por Mikhail Gorbachev na União Soviética.
III - Significou uma retomada da Guerra Fria com o avanço das tropas da OTAN em direção ao Leste Europeu.
IV - Foi o resultado das revoltas populares dos alemães de Berlim Ocidental que buscavam viver na parte oriental da cidade.

Estão corretas as afirmativas

a) I, III e IV, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) II, III e IV, apenas.

04. (UFF) - Com o final da 2ª Guerra Mundial, iniciou-se um novo período na história da humanidade. Vencido o perigo nazista, enfrentaram-se as duas forças hegemônicas do pós-guerra: os Estados Unidos da América, campeões do capitalismo, e a URSS, campeã do socialismo.
A Guerra Fria  foi o resultado óbvio dessas tensões e disputas. Entretanto, ao mesmo tempo em que socialismo e capitalismo disputavam o predomínio na produção e nos mercados, a revolução tecnológica avançava como conseqüência, até mesmo, da concorrência entre esses dois países. A corrida espacial foi um dos aspectos dessa concorrência.
Ao lado da política e da economia, passou a existir o desejo do bem estar e do conforto     mostrar onde se vivia melhor era fundamental. Esse desejo fez com que rapidamente se transferissem para o cotidiano dos homens os resultados práticos das inovações de guerra. Mais conforto, novas comodidades, alterações nos comportamentos sinalizaram um novo tempo, um novo século.
Cai o império soviético.
Hoje, no mundo globalizado, o conhecimento humano não tem fronteiras nem limites: DNA, genoma, clonagem, novas tecnologias para comunicação evidenciam o progresso no século XXI.

No contexto do pós-2ª Guerra Mundial, constata-se, entre outros aspectos, que:

a) A tecnologia incorporou-se à vida dos homens, tornando quase impossível imaginar-se que alguém sobreviva sem um telefone e uma televisão. Essa ânsia por novidades levou às disputas nucleares entre EUA e URSS que culminaram com o desastre de Chernobyl.
b) A disputa,   mostrada na TV, entre duas empresas que buscam conquistar usuários da telefonia ilustra o quanto esse setor evoluiu. O mesmo progresso que permitiu, nos últimos 50 anos, a indiscutível evolução dos meios de comunicação, também possibilitou a eliminação da pobreza, reduziu as doenças e transformou as cidades em áreas despoluídas.
c) Inovações tecnológicas levaram o homem à Lua e melhoraram as condições de vida no planeta. No entanto, a falta de controle sobre as pesquisas científicas realizadas na antiga URSS conduziu a certos exageros, como o desastroso desenvolvimento da engenharia genética.
d) A ditadura da técnica e da objetividade implantou-se no mundo pós-2ª Guerra. De um lado,  para fazer com que o holocausto fosse esquecido e, de outro,  para viabilizar a constituição de formas universais de controle político e econômico que não deram certo porque a URSS foi derrotada pelo capitalismo.
e) A Guerra Fria representou para o século XX mais do que a mera disputa entre dois modos diferentes de vida; indicou, também,  o momento em que as inovações tecnológicas e as transformações nas ciências passaram a se integrar no cotidiano dos homens. Tal integração trouxe novidades que revolucionaram o mundo como, por exemplo, as observadas nos campos da comunicação  e da informática.

05. (FATEC) - A reconstrução econômica do Japão, acelerada após 1950, é explicada principalmente:

a) pelos progressos da agricultura, dirigida prioritariamente para produção de matérias-primas;
b) pela maciça aplicação de capitais na produção e pela mão-de-obra numerosa e barata;
c) pela facilidade de comércio com os países asiáticos graças à construção de uma grande frota mercante;
d) pela abundância de riquezas minerais;
e) pela existência de um importante mercado consumidor interno.

06. (PUCCAMP) - "A bipolarização do mundo, após a Segunda Guerra Mundial, apesar de ter se constituído na principal referência para as relações internacionais, não chegou a garantir um verdadeiro equilíbrio mundial. Nesse contexto consolidou-se a hegemonia internacional norte-americana".  A esse respeito pode-se afirmar que na presidência de

a) Truman (1945 - 52), encerrou-se a política macarthista, o que possibilitou o fim da Guerra da Coréia e sua conseqüente unificação sob um protetorado norte-americano.
b) Eisenhower (1952 - 60), completou-se o sistema de segurança norte-americano, com a formação de diversos pactos militares contra os comunistas.
c) Kennedy (1960 - 63), desenvolvendo a "Aliança para o Progresso" encerrou-se a política de confronto com o mundo comunista, permitindo a retirada americana do conflito vietnamita.
d) Johnson (1963 - 68), a discussão da Doutrina Monroe consolidou-se as alianças políticas com os movimentos nacionalistas e o fim das intervenções militares na América Latina.
e) Nixon (1968 - 1974), a aproximação com os países comunistas foi dificultada pela negação da União Soviética em assinar o Tratado de Limitação de Armas Estratégicas, Salt-1.

07. (PUCCAMP) - "A construção de uma nova ordem mundial, após a Segunda Guerra Mundial, contou com a participação da União Soviética, cuja importância estendeu-se até sua desintegração em 1991".
Sobre o período mencionado no texto, pode-se afirmar corretamente que

a) o desaparecimento de Joseph Stálin (1953), acompanhado da ascensão de Malenkov, conduziu a um recrudescimento da Guerra Fria, instigando a participação soviética em disputas por áreas como a Letônia e o Vietnã.
b) o Governo de Kruschev (1955-64) correspondeu a uma época de críticas às práticas políticas do Stalinismo e à negação, por parte da URSS, da inevitabilidade da Guerra com os países capitalistas do Ocidente.
c) a ruptura das relações entre os Partidos Comunistas da URSS e da China (1959) consagrou a liderança política internacional russa submetendo a China a seus interesses e autoridades.
d) a chegada de Brejnev ao poder favoreceu o estouro de um movimento de reformas liberalizantes, que reestruturam o Estado Soviético extinguindo a censura interna e abrindo o país aos estrangeiros.
e) a administração de Andropov (1982-84) provocou um endurecimento do regime com a volta das perseguições políticas, prisões em massa e a revitalização das forças armadas russas.

08. (UFES) - Em agosto de 1961, na "Conferência Econômica e Social de Punta Del Este", o presidente John Kennedy apresentou aos países latino-americanos o projeto da "Aliança para o Progresso", o qual previa, em linhas gerais, o aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições democráticas, mediante a autodeterminação dos povos, a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos, a erradicação do analfabetismo e a garantia aos trabalhadores de uma justa remuneração e adequadas condições de trabalho.  Situando a "Aliança para o Progresso" no contexto das relações internacionais vigentes no Pós-Guerra, constatamos que sua criação se deveu ao desejo do governo norte-americano de

a) bloquear a acentuada evasão de capitais latino-americanos, resultante da importação maciça de bens de consumo japoneses e das altas taxas de juros pagas aos países integrantes do "Pacto de Varsóvia" por conta dos empréstimos contraídos na década de 50.
b) conter o avanço dos movimentos revolucionários na América Latina, reafirmando assim a liderança exercida pelos EUA sobre o Continente, numa conjuntura de acirramento da Guerra Fria por conta da Revolução Cubana.
c) desviar, para a América Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de Descolonização Afro-Asiática", em virtude das revoluções socialistas de Angola e Moçambique, que tornaram a posição norte-americana na África insustentável.
d) impedir que a República Federal Alemã, país de orientação socialista, firmasse acordos com a finalidade de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que havia ocorrido no Brasil sob o governo JK.
e) reabilitar os acordos diplomáticos entre os EUA e os demais países latino-americanos, que haviam sido rompidos quando da invasão de Honduras e do Equador pelas tropas norte-americanas, fortalecendo assim a OEA.



_________________________________________________________________________________
➤Respostas:
01. C
02. D
03. B
04. E
05. B
06. B
07. B
08. B

Mais Exercícios deste assunto ↪ AQUI