A Sabinada foi uma revolta que eclodiu em Salvador e
A) teve entre seus líderes o médico Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva que, inspirados pela Conjuração Baiana e pela Revolta dos Malês, haviam se tornado defensores da autonomia provincial e do fim da escravidão.
B) foi duramente reprimida após alguns meses de sublevação em função do parco apoio recebido, tanto das camadas médias, como dos grandes proprietários de terras, sendo seus líderes condenados ao degredo, na África.
C) ocorreu logo após a abdicação de Pedro I ao trono, em defesa da proclamação da República, uma vez que o poder estava acéfalo e o regime monárquico, desde a independência, vinha sendo duramente combatido na Bahia.
D) defendia a separação da Bahia e que esta se constituísse em uma república independente e transitória, enquanto D. Pedro II não atingisse a maioridade, dado o grande descontentamento com a situação econômica e com o governo regencial.
E) se contrapôs às medidas promulgadas pela Regência Trina, que reforçou o centralismo político, e principalmente contra o recrutamento de cidadãos baianos para a Guarda nacional, a fim de lutarem contra os separatistas do Sul.
A Sabinada ocorreu em Salvador, entre 1837 e 1838, durante o Período Regencial. Liderada por Francisco Sabino, defendia a criação de uma república provisória na Bahia até que D. Pedro II atingisse a maioridade. O movimento refletia o descontentamento com a centralização política e com as dificuldades econômicas da província.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!