(UNIFESP) - QUESTÃO

 Na Baixa Idade Média, mais precisamente entre os séculos XII e XIII, o centro-norte da Itália formava um viveiro de prósperas cidades que expressavam o vigor da retomada econômica do Ocidente naqueles séculos. Muitas dessas cidades, em termos político-administrativos, eram 

a) autônomas, organizadas como repúblicas, e internamente divididas em simpatizantes do papa (guelfos) e simpatizantes do imperador (gibelinos). 
b) repúblicas, internamente coesas, e aliadas umas às outras na luta contra os poderes universais do papa e do imperador. 
c) organizadas internamente como democracias, e externamente como uma federação, para tratar com o papa e o imperador. 
d) governadas por condottieri, que garantiam sua independência frente aos inimigos externos, constituídos pelo papa e pelo imperador. 
e) soberanas que, para escapar à dominação bizantina e sarracena, financiavam o Império e o Papado.



A falta de unidade política da Itália fez com que muitas de suas cidades fossem autônomas (e até mesmo independentes), sob a forma de repúblicas dominadas por uma família ou pelo conjunto dos mercadores. Quanto aos guelfos e gibelinos, eram partidos que tanto podiam opor as cidades entre si como criar facções internas inimigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!