(UEL-PR 2015) - QUESTÃO

Leia o texto a seguir. 

Montes Claros (MG) registrou uma sequência de tremores nos últimos três anos. O mais forte deles – de 4,2 de magnitude na escala Richter, ocorrido em 19 de maio de 2012 – motivou a instalação de estações sismográficas na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade de São Paulo (USP), que passaram a monitorar os fenô- menos em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). (Adaptado de: . Acesso em: 30 abr. 2014.) 

Considerando que o Brasil encontra-se na placa tectônica Sul-Americana, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que gerou o abalo sísmico no estado de Minas Gerais, em abril de 2014.

a) As acomodações da falha geológica, de aproximadamente 3 km de extensão. 
b) A colisão da placa de Nazca com a placa Sul-Americana. 
c) O constante choque entre as placas Sul-Americana e Africana. 
d) Os sentidos divergentes entre as placas Sul-mericana e de Nazca. 
e) Os sentidos convergentes das falhas geológicas que limitam as placas Sul-Americana e Africana. 

RESPOSTA: A

____________________________________________________
» RESPOSTA COMENTADA:
a) Correta, pois, em Montes Claros (MG), há uma falha geológica de aproximadamente 3 km de extensão, que passa por acomodações, gerando o referido abalo sísmico em Minas Gerais. b) Incorreta, pois a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana, apesar de colidirem, não geram abalos sísmicos capazes de serem sentidos em Montes Claros (MG). c) Incorreta, pois não há constante choque entre as placas Sul-Americana e Africana, já que estas se deslocam em sentidos contrários. d) Incorreta, pois as colisões entre as placas Sul-Americana e Nazca não são suficientes para gerar abalos sísmicos em Montes Claros (MG). e) Incorreta, pois o sentido entre as placas Sul-Americana e Africana é divergente.
___________________________________________________
http://www.cops.uel.br/vestibular/2015/provas/1a_Fase/17601_1_comentada.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!