(UFRS) - QUESTÃO

As afirmações abaixo se referem ao grupo dos fungos.

I – As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores e cervejeiros.
II – Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como, por exemplo, as que estão contaminadas com o vírus HIV.
III – Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

I. CORRETA. A fermentação consiste no processo realizado por leveduras, que é capaz de transformar carboidratos em etanol e gás carbônico. O etanol é empregado na fabricação de bebidas alcoólicas e o gás carbônico é utilizado principalmente para fazer pães.
II. CORRETA. Certos tipos de fungos causadores de doenças são capazes de causar danos aos tecidos do corpo. Por isso, pessoas com o sistema imunológico debilitado são mais vulneráveis aos danos causados, pois a baixa resistência é propícia à proliferação.
III. CORRETA. Fungos do gênero Aspergillus são capazes de produzir essas micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas principalmente pelo aumento de umidade e temperatura em um mau armazenamento e secagem de grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!