(FATEC 2023) - QUESTÃO

A relação entre Matemática e Geografia é antiga. Entre os campos da Geografia que se utilizam da Matemática podemos citar a Cartografia, a Demografia e a Climatologia. 
<https://tinyurl.com/2jh6b4fv> Acesso em: 14.10.2022. Adaptado.

Assinale a alternativa em que o cálculo matemático e o conceito geográfico estão descritos de forma correta. 
a) A escala de um mapa é o valor percentual que indica quantas vezes a medida real de um território foi aumentada. 
b) A população absoluta é dada pela razão entre o total de habitantes de uma determinada região e a área abrangida por ela. 
c) A amplitude térmica é a diferença entre as temperaturas máxima e mínima de um determinado local ao longo de um determinado tempo. 
d) As latitudes são semicircunferências imaginárias na superfície da Terra, cujos extremos coincidem com o Meridiano de Greenwich e com os Polos Norte e Sul. 
e) A taxa de fecundidade é a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade, representando a frequência com que ocorrem os nascimentos e os óbitos em uma dada população.


A escala de uma mapa é – em verdade – uma fração que traz uma relação entre o tamanho do objeto e o tamanho de sua representação; a população absoluta corresponde ao número total de indivíduos que habitam uma cidade, ou uma região; as latitudes são distâncias medidas em graus de circunferência a partir do Equador; o crescimento vegetativo é o resultado da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade; a taxa de fecundidade, a rigor, é uma estimativa do número médio de filhos, nascidos vivos, tido por uma mulher ao longo de seu período reprodutivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!