(FATEC 2023) - QUESTÃO

A globalização é caracterizada pelo intenso intercâmbio econômico e sociocultural entre diferentes povos e lugares do planeta. Alguns fatores, como o avanço tecnológico nos meios de comunicação e transporte, ampliaram a inter-relação entre pessoas situadas em diferentes lugares do planeta. 
Apesar de o termo globalização ter sido elaborado no final do século XX, esse processo não é um fenômeno recente, uma vez que tem início com as Grandes Navegações e foi construído pelo ser humano, no decorrer da História, por meio do seu relacionamento com a natureza, intermediado pelas técnicas. O resultado desse processo foi a intensificação do desenvolvimento das técnicas industriais, de comunicação e de transporte, integrando diferentes lugares do espaço geográfico cada vez mais. 
<https://tinyurl.com/yechfdaw> Acesso em: 13.10.2022. Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar que 
a) a globalização foi criada no século XXI como uma tentativa para diminuir o consumismo presente nas sociedades modernas. 
b) o avanço da tecnologia, aplicada em diversos ramos da economia, faz o processo de globalização se intensificar. 
c) o termo globalização começou a ser utilizado ainda no feudalismo, período de grandes avanços técnicos e científicos. 
d) o processo de globalização teve início no final do século XX e foi resultante da constante involução dos processos técnicos. 
e) a evolução que ocorreu nos meios de comunicação e de transporte contribuiu para a retração do processo de globalização.


É direta e indissociável a relação entre o advento da globalização e o desenvolvimento tecnológico. São dois fenômenos que se fomentam mutuamente. Esse pro - cesso, embora longevo, ganhou maior impulso com o desenvolvimento do capitalismo e mais recentemente com o desenvolvimento das redes imateriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!