(SANTA CASA 2022) - QUESTÃO

Enquanto os entusiastas fascistas falavam de participação dos trabalhadores na indústria, os alemães despachavam sem misericórdia trabalhadores italianos para atuar na Alemanha; enquanto a retórica nacionalista da astuta máquina de propaganda de Saló continuava incansavelmente, a Alemanha [...] anexava o território italiano ganho do Império Austro-Húngaro em 1918-1919. 
(Martin Blinkhorn. Mussolini e a Itália fascista, 2009.)

Benito Mussolini foi deposto do governo italiano em 1943. Com a ajuda militar da Alemanha nazista, os fascistas italianos instalaram uma Replública na cidade de Saló, no norte da Itália. O excerto refere-se 
a) à extinção das políticas nacionalistas no continente europeu como consequência das derrotas militares do regimes totalitários. 
b) à diferença da organização do Estado fascista italiano para com o regime antidemocrático de partido único do nazismo alemão. 
c) à constituição fascista internacionalista de ajuda ao esforço de guerra da Alemanha nazista contra os bolchevistas. 
d) à situação de momento de alianças político-militares de sistemas governamentais ideologicamente semelhantes. 
e) à aproximação do governo fascista com grupos armados contrários às anexações de territórios italianos pelos alemães.



Após a queda de Mussolini em setembro de 1943, o território italiano não libertado pelos Aliados passou a formar a chamada "República Social Italiana", com Mussolini transformado em títere dos ocupantes alemães. O governo mussoliniano, instalado na cidade de Saló, estreitou os laços políticos e ideológicos com a Alemanha nazista, mais do que no período em que a Itália constituía uma monarquia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!