Na passagem "Nossos resultados demonstram que as
aptidões básicas de processamento de ortografia
podem ser adquiridas na ausência de representações
linguísticas", a oração destacada exerce a mesma função
sintática que a oração sublinhada em
a) “... meia dúzia deles para que reconhecessem quando
letras na tela de um computador formavam uma
palavra ...”
b) “Eles queriam saber se o processamento da informação
ortográfica poderia ser feito...”
c) “Se acertavam, ganhavam uma recompensa na forma
de comida...”
d) “... entre os linguistas e biólogos: a de que a capacidade
de reconhecer palavras seria inseparável da lingua -
gem...”
e) “... reconhecer combinações (...) é algo que pode ter
surgido na evolução bem antes de os seres humanos...”
RESPOSTA: B
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A oração em questão é subordinada substantiva
objetiva direta, pois exerce a função de objeto direto do
verbo da principal (demonstram). A mesma função de
objeto direto exerce, em b, a oração introduzida pela
conjunção se (que, no caso, é uma conjunção integran -
te, como o que) em relação ao verbo da oração principal
(saber). Em a, trata-se de oração subordinada adverbial
final; em c, de oração subordinada adverbial
condicional; em d, de oração subordinada substantiva
completiva nominal (completa o sentido de noção, da
oração principal, palavra retomada pelo pronome a);
em e, de oração subordinada adjetiva restritiva cujo
antecedente é algo.
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