(Mackenzie 2023) - QUESTÃO

Leia as afirmações abaixo. 
I. O Modernismo brasileiro possui um marco inicial simbólico: a semana de 1922, realizada na cidade do Rio de Janeiro. Não fez parte do conjunto de influências dos modernistas, porém, a inspiração estética nas vanguardas europeias do começo do século XX. 
II. O termo “Quinhentismo” se refere a uma escola literária brasileira do século XVIII, muito influente por ter traduzido para a cultura local a moda neoclássica francesa e europeia. 
III. O Romantismo pode ser definido como um movi - mento cultural marcado pelas seguintes características: determinismo, animalização e escrita de romances-experimentos. 

Assinale a alternativa correta. 
a) As afirmações I e II estão corretas. 
b) As afirmações I e III estão corretas. 
c) As afirmações II e III estão corretas. 
d) Todas as afirmações estão corretas. 
e) Nenhuma das afirmações está correta.



Em I, o erro consiste em afirmar que a Semana de Arte Moderna ocorreu no Rio de Janeiro. É amplamente divulgado que ela foi realizada na cidade de São Paulo, em fevereiro de 1922. Em II, o erro consiste em considerar que a expressão Quinhentismo refere-se ao século XVIII, 1701. Essa expressão provém de quinhentos, ela indica fatos literários que ocorreram entre 1500 e 1600. Em III, o erro consiste em afirmar que essas características do cientificismo são do Romantismo. Na verdade, elas pertencem ao Naturalismo.  
(curso-objetivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!