A poetisa Emília Freitas subiu a um palanque, nervosa,
pedindo desculpas por não possuir títulos nem conhe -
cimentos, mas orgulhosa ofereceu a sua pena que “sem
ser hábil, é, em compensação, guiada pelo poder da
vontade”. Maria Tomásia pronunciava orações que
levantavam os ouvintes. A escritora Francisca Clotilde
arrebatava, declamando seus poemas. Aquelas “angélicas
senhoras”, “heroínas da caridade”, levantavam dinheiro
para comprar liberdades e usavam de seu entusiasmo a
fim de convencer os donos de escravos a fazerem
alforrias gratuitamente.
MIRANOA, A. Disponível em: www.opovoonline.com.br.
Acesso em: 10 jun. 2015.
As práticas culturais narradas remetem, historicamente,
ao movimento
a) feminista.
b) sufragista.
c) socialista.
d) republicano.
e) abolicionista.
O texto descreve a participação feminina no movimento abolicionista durante a crise do Brasil Império.
A frase “convencer os donos de escravos a fazerem
alforrias gratuitamente” e os nomes das participantes
citadas (de origem portuguesa, predominante na
formação social brasileira) permitem situar o episódio
referido no contexto histórico mencionado.
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