(PUC-PR 2016) - QUESTÃO

 Leia o texto a seguir e complete as lacunas com o elemento coesivo correspondente à informação contida entre parênteses. Depois, identifique a alternativa que contenha a sequência de elementos coesivos adequados a cada lacuna.  

Uma das crenças mais resistentes do pensamento que imagina a si próprio _______ (comparação) o mais moderno, democrático e popular do Brasil é a lenda da inocência dos criminosos pobres. Por essa maneira de ver as coisas, um crime não é um crime _______(condição) o autor nasceu no lado errado da vida, cresceu dentro da miséria e não conheceu os suportes básicos de uma família regular, de uma escola capaz de tirá-lo da ignorância e do convívio com gente de bem. _______(conformidade) as fábulas sociais atualmente em vigência, pessoas assim não tiveram a oportunidade de ser cidadãos decentes – e _______ (conclusão) ficam dispensadas de ser cidadãos decentes. Ninguém as ajudou; ninguém lhes deu o que faltou em sua vida. Como compensação por esse azar, devem ser autorizadas a cometer delitos – ou, no mínimo, considera-se que não é justo responsabilizá-las pelos atos que praticaram, por piores que sejam. Na verdade, _______ (conformidade) a teoria socialmente virtuosa, não existem criminosos neste país _______ (tempo) se trata de roubo, latrocínio, sequestro _______ (adição) outras ações de violência extrema – _______ (condição) tenham sido cometidos por cidadãos com patrimônio e renda superiores a determinado nível. E de quem seria, nos demais casos, a responsabilidade? Essa é fácil: “a culpa é da sociedade”. 
(GUZZO, J. R. Questão de classe. Veja, São Paulo, n. 22, p.98, 3 jun. 2015)


 A) tão, desde que, conforme, porque, conforme, mas, nem, a não ser que. 
B) como, se, de acordo com, por isso, segundo, quando, e, a menos que. 
C) tanto quanto, a menos que, conforme, porque, segundo, antes que, também, a menos que. 
D) tanto quanto, a menos que, segundo, portanto, segundo, depois, e, a menos que. 
E) como, a não ser que, de acordo com, porque, de acordo com, antes, também, a mais que.

RESPOSTA: B

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Alternativa B) CORRETA. 

A alternativa A é INCORRETA porque “tão” (a comparação seria “tão... quanto”), “porque” (denota explicação e não conclusão), “mas” (expressa oposição e não tempo) não expressam o sentido indicado entre parênteses. 

A alternativa C é INCORRETA porque “tanto quanto”, apesar de denotar comparação, não está de acordo com o contexto; já “porque” não expressa o sentido indicado entre parênteses: conclusão; e “também”, apesar de denotar adição, não está adequado ao contexto. 

A alternativa D é INCORRETA porque “tanto quanto”, apesar de denotar comparação, não está adequado ao contexto; o articulador que denota tempo é “depois que” e não “depois”. 

A alternativa E é INCORRETA porque o articulador “porque” não denota conclusão; o articulador “também”, apesar de denotar adição, não se adéqua ao contexto e “a mais que” não denota condição.  

http://vestibular.pucpr.br/wp-content/uploads/2014/09/PROVA-COMENTADA-TARDE-22102016.pdf
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