Leia o texto a seguir e complete as lacunas com o elemento coesivo correspondente à informação contida
entre parênteses. Depois, identifique a alternativa que contenha a sequência de elementos coesivos
adequados a cada lacuna.
Uma das crenças mais resistentes do pensamento que imagina a si próprio _______ (comparação) o
mais moderno, democrático e popular do Brasil é a lenda da inocência dos criminosos pobres. Por essa
maneira de ver as coisas, um crime não é um crime _______(condição) o autor nasceu no lado errado
da vida, cresceu dentro da miséria e não conheceu os suportes básicos de uma família regular, de uma
escola capaz de tirá-lo da ignorância e do convívio com gente de bem. _______(conformidade) as fábulas
sociais atualmente em vigência, pessoas assim não tiveram a oportunidade de ser cidadãos decentes
– e _______ (conclusão) ficam dispensadas de ser cidadãos decentes. Ninguém as ajudou; ninguém
lhes deu o que faltou em sua vida. Como compensação por esse azar, devem ser autorizadas a cometer
delitos – ou, no mínimo, considera-se que não é justo responsabilizá-las pelos atos que praticaram, por
piores que sejam. Na verdade, _______ (conformidade) a teoria socialmente virtuosa, não existem criminosos
neste país _______ (tempo) se trata de roubo, latrocínio, sequestro _______ (adição) outras
ações de violência extrema – _______ (condição) tenham sido cometidos por cidadãos com patrimônio
e renda superiores a determinado nível. E de quem seria, nos demais casos, a responsabilidade? Essa é
fácil: “a culpa é da sociedade”.
(GUZZO, J. R. Questão de classe. Veja, São Paulo, n. 22, p.98, 3 jun. 2015)
A) tão, desde que, conforme, porque, conforme, mas, nem, a não ser que.
B) como, se, de acordo com, por isso, segundo, quando, e, a menos que.
C) tanto quanto, a menos que, conforme, porque, segundo, antes que, também, a menos que.
D) tanto quanto, a menos que, segundo, portanto, segundo, depois, e, a menos que.
E) como, a não ser que, de acordo com, porque, de acordo com, antes, também, a mais que.
RESPOSTA: B
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Alternativa B) CORRETA.
A alternativa A é INCORRETA porque “tão” (a comparação seria “tão... quanto”), “porque” (denota explicação
e não conclusão), “mas” (expressa oposição e não tempo) não expressam o sentido indicado
entre parênteses.
A alternativa C é INCORRETA porque “tanto quanto”, apesar de denotar comparação, não está de acordo
com o contexto; já “porque” não expressa o sentido indicado entre parênteses: conclusão; e “também”,
apesar de denotar adição, não está adequado ao contexto.
A alternativa D é INCORRETA porque “tanto quanto”, apesar de denotar comparação, não está adequado
ao contexto; o articulador que denota tempo é “depois que” e não “depois”.
A alternativa E é INCORRETA porque o articulador “porque” não denota conclusão; o articulador “também”,
apesar de denotar adição, não se adéqua ao contexto e “a mais que” não denota condição.
http://vestibular.pucpr.br/wp-content/uploads/2014/09/PROVA-COMENTADA-TARDE-22102016.pdf
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