Em 1930, um golpe colocou Getúlio Vargas no poder. Esse ato foi justificado pelas acusações de que a posteriormente chamada "República Velha" estava "carcomida". Nesse sentido, quais as críticas do grupo vitorioso com relação
a) à predominância de São Paulo na federação?
b) às práticas políticas imperantes nas eleições?
a) Segundo as argumentações da Aliança Liberal, que defendia a candidatura de Getúlio Vargas à presidência, o predomínio da elite cafeeira no governo brasileiro impedia a prática de uma política que atendesse aos interesses verdadeiramente nacionais. As diretrizes da política do café-com-leite, não eram confiáveis na medida em que as práticas econômicas adotadas pelos governos ligados a São Paulo, davam prioridade ao setor cafeeiro em detrimento de outros setores também importantes para a economia nacional.
b) As práticas políticas da chamada Primeira República eram absolutamente corruptas e se fundamentaram em fraudes e pelo controle político de massas de eleitores, viciados no clientelismo típico da política do coronelismo. A proposta do grupo vencedor acabou por se estabelecer na Constituição de 1934, que seria a adoção do voto secreto e a criação da Justiça Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!