Exercícios sobre a independência dos Estados Unidos - com gabarito

01. (CESGRANRIO) - Em 1778, França e Espanha entraram em guerra contra a Inglaterra. Seu verdadeiro objetivo era:

a) eliminar o contrabando inglês na Colônia do Sacramento;
b) recuperar algumas colônias que lhes haviam sido arrebatadas pelos ingleses;
c) punir a Inglaterra pela ajuda prestada à Holanda na guerra das Províncias Unidas contra a Espanha;
d) ajudar os colonos norte-americanos em sua Guerra de Independência;
e) minar as posições do comércio inglês no continente americano.

02. (UCSAL) - A Independência dos Estados Unidos, em 1776:

a) foi uma Revolução política e, sobretudo, social, pois marcou a libertação dos negros;
b) favoreceu os índios e as mulheres que passaram a desfrutar, na prática, dos mesmos direitos que os proprietários burgueses;
c) foi resultado de um longo processo impulsionado pelo agrarismo e pelo escravismo;
d) significou a liberdade para toda a população, embora a nova constituição restringisse os direitos dos imigrantes, pois estabelecia o voto censitário;
e) processou-se através da primeira Revolução que acabou com a dominação colonial da América.

03. (EsPCEx) - “... conclamou todos os americanos a pegarem em armas contra a Inglaterra e aprovou, em 04 de julho de 1776, a declaração de Independência, cujo principal autor foi Thomas Jefferson.” (BOULOS JR, Alfredo. História Geral: Moderna e Contemporânea. SP, FTD, 1997.)
O texto acima refere-se ao
a)  Segundo Congresso Continental.
b) Primeiro Tratado de Utrecht.
c) Encontro de Nova Amsterdã.
d) Massacre de Boston.
e) Tratado de San Quentin.

04. (EsPCEX) A independência dos Estados Unidos da América foi o primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime. Durante esse processo de independência,

a) a criação da Lei do Selo foi uma consequência do esforço inglês em fortalecer o pacto colonial e levou os colonos americanos a efetuar um boicote comercial à Inglaterra.
b) a “marcha para o oeste” despertou os sentimentos expansionistas e nacionalistas dos colonos americanos, incentivando os movimentos de independência.
c) o Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia resultaram na suspensão dos tributos impostos por Townshend, exceto o que se referia ao comércio do chá.
d) os colonos americanos receberam apoio militar da Holanda e da Espanha nas lutas pela emancipação.
e) Thomas Jefferson exerceu um papel importante, tendo sido nomeado comandante das tropas americanas na guerra e se tornado o primeiro presidente americano.

05. (EsPCEx) - Em 1781, o general inglês Cornwallis rendeu-se aos revoltosos norte- -americanos, na batalha de Yorktown, dando início às negociações que levaram a Inglaterra a reconhecer os Estados Unidos da América como nação livre. 

Na formação desse novo estado pode-se destacar

a) um poder central forte e nenhuma autonomia política e administrativa aos estados membros.
b) a adoção do sistema parlamentarista.
c) a participação política dos indígenas e negros.
d) um poder central muito fraco e estados membros com muita autonomia política e administrativa.
e) a formação de um estado com base em ideias oriundas do Iluminismo.

06. (UFRJ) - "As correntes radicais que se pudessem encontrar na revolução Americana foram, na sua maioria, incapazes de surgir à superfície. O seu principal efeito foi o de promover a unificação das colônias numa única unidade política e a separação dessa unidade da Inglaterra."
MOORE Jr, Barrington, "As origens sociais da ditadura e da Democracia". Lisboa, Martins Fontes, 1975. p. 143.

A insurreição das treze colônias americanas ao domínio britânico, em 1775, iniciou o processo que culminaria na independência dos Estados Unidos. A Declaração de Independência de 4 de julho de 1776 continha os ideais de organização de uma nação livre. Dentre os fatores que favoreceram a independência americana, estão

a) A exploração do trabalho escravo nas plantations de algodão e a ausência de liberdade de imprensa.
b) A interferência inglesa no comércio e na indústria e a cobrança de impostos considerados injustos.
c) A proibição de abertura de indústrias e a proibição de ocupação das novas terras do oeste.
d) A imposição de taxas sobre a exportação do café e do tabaco e a interdição do livre comércio.
e) O Imposto do Selo que incidia sobre os produtos importados e o bloqueio aos produtos da colônia americana.

07.  (UFRS) - Leia a seguir parte da Declaração de Independência americana. "Nós defendemos estas verdades [...]: que todos os homens nascem iguais; que o Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a vida, a liberdade e a busca da felicidade; que, para garantir esses direitos, os homens instituem em seu meio governos cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, não importa a sua forma, venha a desconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que será fundado sobre tais princípios [...]."
Citado em BERSTEIN, Serge. "Histoire". Paris: Hatier, 1990. p. 46. 

Avaliando os princípios da Declaração, que se pretendem de valor universal, pode-se concluir que, no plano das ideias, ela foi especialmente influenciada pela

a) definição de pacto ou contrato social proposta por Locke e Rousseau, em nome da qual os fundadores dos Estados Unidos insistiram no direito à revolução política contra governos despóticos.
b) doutrina político-religiosa da escolástica, elaborada, em especial, por São Tomás de Aquino.
c) defesa da monarquia esclarecida , desde que essa garantisse a liberdade política e econômica dos indivíduos.
d) concepção da não-separação dos três poderes desenvolvida por Montesquieu, com o apoio popular, e aplicada ao conjunto da Federação.
e) perspectiva da extensão dos direitos de igualdade a todos os homens, independentemente de cor, religião, renda econômica ou posição política.



RESPOSTAS: .......................................................................................................
01. RESPOSTA: B
02. RESPOSTA: E
03. RESPOSTA: A
04. RESPOSTA: A
05. RESPOSTA: E
06. RESPOSTA: B
07. RESPOSTA: A

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