(MS (SARMENTO) - 2023) - QUESTÃO

“A Cabanagem, movimento político constituído no Pará e no Amazonas pelos cabanos – aqueles que moravam em casas pobres, cabanas – expressou um momento das lutas liberais pela independência e igualdade no Brasil no séc. XIX. Cabanos eram os ‘Tapuias’ (termo utilizado na Amazônia para os indígenas que já eram cristãos e mantinham contatos pacíficos com os brancos [...]), os negros escravizados, os grupos indígenas diversos e a população cabocla ribeirinha, sendo os ‘Tapuias’ majoritários na revolta [...].” 

(Adaptado de OLIVEIRA, J.; FREIRE, C. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: LACED, 2006, p. 90).

Assinale a alternativa correta.
A) A exemplo da Cabanagem, em vários episódios da História do Brasil, a presença indígena foi invisibilizada ou diminuída.
B) Assim como em outras revoltas do período do Brasil Império, a Cabanagem tinha como objetivo o fortalecimento de elites regionais.
C) A participação indígena na Cabanagem, apesar de minoritária, foi amplamente registrada pela historiografia tradicional.
D) Os cabanos defendiam o fim da Regência e o fortalecimento da Monarquia por meio da autoridade de D. Pedro II.
E) As revoltas regenciais, assim como a Cabanagem, foram protagonizadas por grupos homogêneos e sem discordâncias internas.


A alternativa correta é:

A) A exemplo da Cabanagem, em vários episódios da História do Brasil, a presença indígena foi invisibilizada ou diminuída.

A Cabanagem foi uma revolta regencial ocorrida principalmente na província do Grão-Pará (atual Pará e parte do Amazonas), entre 1835 e 1840. Diferentemente de outras revoltas do período, contou com forte participação popular, incluindo indígenas (especialmente os chamados “tapuias”), negros escravizados, caboclos e setores pobres da população — sendo os indígenas maioria, como destaca o texto.

A historiografia tradicional por muito tempo minimizou ou invisibilizou o protagonismo indígena em diversos momentos da História do Brasil, inclusive na Cabanagem, reforçando a ideia de que os grandes eventos foram conduzidos apenas por elites políticas ou militares.

As demais alternativas estão incorretas porque:

  • B) A Cabanagem não foi um movimento de fortalecimento das elites regionais, mas teve forte caráter popular.

  • C) A participação indígena não foi amplamente registrada pela historiografia tradicional; ao contrário, foi frequentemente apagada ou secundarizada.

  • D) A revolta ocorreu durante o Período Regencial e não tinha como objetivo fortalecer a monarquia de D. Pedro II.

  • E) As revoltas regenciais foram marcadas por grande diversidade social e conflitos internos, não sendo homogêneas.

(Comentário: IA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!