(PUC-RIO) - QUESTÃO

A 2ª Grande Guerra (1939-1945), pela sua dimensão e pelos seus desdobramentos, tornou-se um marco na história do século XX. Sobre esse acontecimento NÃO É CORRETO afirmar que a 2ª Grande Guerra: :

a) condicionou a emergência de uma ordem internacional caracterizada pela bipolaridade entre os interesses dos EUA e da ex-URSS, entre as décadas de 1950 e 1980
b) interferiu na ampliação das tensões políticas em regiões coloniais da Ásia e da África, contribuindo para a promoção de lutas pela descolonização.
c) viabilizou a criação da ONU, representando, no imediato pós-guerra, o esforço de criar mecanismos e fóruns internacionais promotores do entendimento diplomático pacífico.
d) implicou a condenação das doutrinas nazi-fascistas, impedindo, nas décadas seguintes, o aparecimento desses projetos políticos e de seus similares.
e) inaugurou, a partir do episódio de explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagazaki, a utilização de armas nucleares como símbolo maior de poderio bélico.



A despeito da oposição às doutrinas nazi-fascistas derrotadas no final da guerra, estas reapareceram em diversos projetos políticos nos últimos sessenta anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!