(FGV-SP) - QUESTÃO

No mundo contemporâneo, as conexões econômicas entre os países constituem um importante fator condicionante dos fluxos migratórios. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), existiam, em 2010, 215 milhões de migrantes no mundo.
Sobre o fenômeno das migrações no mundo contemporâneo, analise as afirmações a seguir.

I. O processo de globalização adotou uma ideologia liberalizante que flexibilizou as barreiras nacionais à circulação de informações, mercadorias e capitais, mas que não alcança as que restringem a circulação de pessoas.
II. Os imigrantes de baixa qualificação e pertencentes a etnias diferentes têm sido alvo de crescente hostilidade por parte da população dos países receptores, aumentando a vulnerabilidade dos imigrantes.
III. A expressão “drenagem de cérebros” (“drain brain”) está relacionada às políticas adotadas por numerosos países desenvolvidos de atrair profissionais com alta qualificação acadêmica, o que provoca a perda da capacidade de inovação nos países de origem dos migrantes.

Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III.

➥ Resposta comentada: (e)
O processo de globalização reproduz as lógicas e, portanto, as contradições do modo de produção capitalista. Se, por um lado, estimula a circulação de capitais, bens e serviços, por outro é extremamente seletivo quanto à circulação de pessoas, restringindo aquelas que não se enquadram nos interesses dinâmicos do sistema, conforme atestam corretamente as três afirmações da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!