(Albert Einstein) - QUESTÃO

Leia: “Vejamos a França. É o caso típico de um país que acreditou poder absorver a migração. Porém, por um lado, impôs logo aos migrantes a ética da República; e, por outro, arrumou-os nos bairros remotos. É muito raro encontrar um migrante a viver ao lado de Notre-Dame. Por que é que um muçulmano em França se torna fundamentalista? Acha que isso aconteceria se vivesse num apartamento perto de Notre-Dame? A sua integração não foi completa (...) A migração a longo prazo pode produzir integração, mas a curto prazo não (...)"

(Problema da Europa é ser governada por burocratas, diz Umberto Eco.
In http://jornalggn.com.br/noticia/problema-daeuropa-e-ser-governada-por-burocratas-diz-umberto-eco, acesso 17/09/2015)

Esse é um trecho de uma resposta do escritor Umberto Eco sobre a difícil questão dos imigrantes e refugiados estrangeiros na Europa. No caso de seu comentário, ele se refere ao
a) fenômeno do impossível convívio social entre identidades culturais tão distintas como a dos franceses e a dos muçulmanos imigrantes, pois esses, em ambiente estranho, tendem ao fundamentalismo.
b) problema insolúvel da imigração atual para a Europa, visto a desqualificação profissional dos imigrantes para se integrarem no processo econômico e também a incompatibilidade cultural desses com as regras do mundo do trabalho ocidental.
c) problema da segregação urbana nas cidades francesas, que dificulta a integração dos novos imigrantes no quadro social nacional e os mantém isolados, vinculados apenas às suas identidades culturais de origem.
d) fenômeno da inadaptação cultural dos imigrantes de origem oriental à cultura ocidental, pois eles fogem para a França, mas mostram-se intolerantes com a vida urbana nas cidades, e por isso isolam-se.

A questão enfatiza os problemas enfrentados pelos novos imigrantes, especialmente nas áreas metropolitanas europeias. O autor aborda as dificuldades de integração desses imigrantes no quadro social nacional decorrente, dentre outros motivos, do isolamento geográfico. A maioria dos novos imigrantes reside em bairros remotos, fato que dificulta sua plena integração e favorece o fortalecimento de vínculos com suas culturas originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!