(UFRGS 2017) - QUESTÃO

Na sua narrativa da Guerra do Peloponeso, Tucídides assim relata as práticas funerais atenienses. 

“Desse cortejo participam livremente cidadãos e estrangeiros; e as mulheres da família estão presentes, ao túmulo, fazendo ouvir sua lamentação. Depositam-se, em seguida, os despojos no monumento público, situado na mais bela avenida da cidade, e onde as vítimas de guerra são sempre sepultadas – à exceção dos mortos de Maratona: a estes, considerando-se seu mérito excepcional, concedeu-se sepultura no próprio lugar da batalha. Uma vez que a terra recobre os mortos, um homem escolhido pela pólis, reputado por distinguir-se intelectualmente e gozar de alta estima, pronuncia em sua honra um elogio apropriado; depois disto, todos se retiram. Assim têm lugar esses funerais; e, durante toda a guerra, quando era o caso, aplicava-se o costume”. 
Citado em LORAUX, N. A invenção de Atenas. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. p. 39. 

Assinale a alternativa correta a respeito da história da antiguidade grega, a partir do texto apresentado. 

a) Os ritos funerais na Grécia antiga eram cerimônias religiosas, destinadas apenas a conduzir ao paraíso os heróis mortos. 
b) Os metecos, participantes das práticas funerais, formavam parte do demos ateniense e possuíam os mesmos direitos políticos que os cidadãos da pólis. 
c) Todos os soldados atenienses mortos nos confrontos com Esparta, em razão do grande mérito de seus feitos, eram sepultados no próprio lugar da batalha. 
d) A cena descrita, ocorrida na democracia ateniense, indica o valor dado aos cidadãos mais eloquentes da cidade. 
e) A realização de um discurso fúnebre por alguém escolhido na massa de cidadãos de Atenas revela o caráter secundário e improvisado da cerimônia.

                                                                                                                             Resposta: D

A questão exige leitura atenta ao texto apresentado, para se perceber que na Grécia Antiga se valorizava muito os cidadãos mais eloquentes, que eram famosos por seus discursos. Na leitura do texto se percebe também que os ritos funerais eram importantes, não eram visando apenas conduzir ao paraíso os guerreiros mortos, e que nem todos soldados eram sepultados no local da batalha. O aluno deveria saber que os metecos não possuíam os mesmos direitos políticos que os cidadãos da polis.