(FATEC 2017/2) - QUESTÃO

O ano de 2017 marca o centenário da Revolução Russa. Em fevereiro de 1917, revoltas populares derrubaram o Czar Nicolau II e instauraram uma república; em outubro do mesmo ano, foi implantado o governo socialista soviético. 

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o cenário político e econômico dos primeiros anos do governo socialista (1917-1924). 

a) Leon Trotsky coordenou o programa de flexibilização das leis trabalhistas, o Partido Bolchevique aprovou o envio de mais soldados para o fronte da Primeira Guerra Mundial e a Igreja Ortodoxa se resposabilizou pelo programa de educação popular. 
b) Gorbachev rompeu as relações comerciais com os Estados Unidos, dando início à Guerra Fria, pequenos proprietários foram expulsos de suas terras, que foram privatizadas e entregues ao controle de empresas estrangeiras. 
c) Sob a liderança de Lênin, a Rússia viveu uma guerra civil, durante a qual foi estabelecido o comunismo de guerra, um programa de educação obrigatória para as crianças de até 16 anos e a Nova Política Econômica. 
d) Após a proclamação da República Russa, Nikita Kruschev foi eleito presidente e restabeleceu as relações diplomáticas com a França, o Japão e a Inglaterra, normalizando o comércio internacional. 
e) Com o apoio de setores da burguesa e da nobreza czarista, Joseph Stálin promoveu a conciliação de classes, apoiada no crescimento industrial acelerado e na promoção do Estado de Bem-Estar Social.

------------------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: C
O período de 1917-24 corresponde ao governo de Lênin, encerrado com sua morte. Após vencer os contrarrevolucionários “brancos” em uma guerra civil que se prolongou até 1921 e implantar o chamado “comunismo de guerra” (socialização abrupta de to - dos os meios de produção e supressão da propriedade privada), Lênin, diante do risco de um colapso político e econômico, deu início, em 1921, à NEP (Nova Política Econômica), que restabeleceu temporariamente algumas práticas capitalistas.