(FAMERP 2017) - QUESTÃO

Durante o século IV, a velocidade da expansão do cristianismo aumentou muito, especialmente nas cidades [romanas]. As antigas crenças continuaram existindo, mas o nú- mero de fiéis diminuiu muito. Os cristãos passaram a chamar os adeptos das outras religiões de pagãos e, em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas dos deuses antigos. Isso não significa que as religiões tenham vivido em conflito. O cristianismo tomou diversas ideias e características do paganismo para si. Os livros escritos no início do Império e na época da República eram considerados obras-primas da literatura, e mesmo os que falavam de outros deuses eram lidos e apreciados pelos cristãos. (Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.)

Segundo o texto, a ascensão do cristianismo na Roma Antiga 

A) não impediu o avanço de outras formas de religiosidade, e o paganismo, apesar de reprimido, continuou a crescer e manteve-se hegemônico. 
B) deu-se a partir das conquistas romanas na Palestina e revelou a correção e a supremacia religiosa da fé cristã frente às antigas religiões. 
C) não impediu a manifestação de outras formas de religiosidade e, apesar de terem ocorrido tensões, algumas antigas práticas religiosas persistiram. 
D) deu-se a partir das cruzadas, que levaram a fé cristã aos pagãos, judeus e muçulmanos que controlavam as terras do Oriente Próximo. 
E) deu-se a partir do extermínio dos grupos que professavam crenças antigas e da eliminação dos materiais que contivessem referências ao paganismo.

_________________________________________ RESPOSTA: C

A fixação do século IV como ponto de partida – segundo o autor – para o triunfo do cristianismo é compatível com as informações acerca da coexistência entre cristãos e pagãos, assim como a respeito da incorporação de elementos pagãos nas práticas cristãs (exemplo: a escolha de 25 de dezembro – celebração pagã do Sol Invencível – para comemorar o nascimento de Jesus). Com efeito, o Edito de Milão, promulgado por Constantino em 313, proporcionou ao cristianismo maior facilidade em sua expansão, até culminar com sua oficialização pelo Edito de Tessalônica, em 380.

(http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/famerp/2017/1dia/famerp2017_1dia.pdf)

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