( Albert Einstein 2017) - QUESTÃO

Leia: 

"'O cerrado não revela seus mistérios à gente que não é cativa desse destinozinho de chão', escreveu certa vez Guimarães Rosa, traduzindo desses segredos do cerrado [...] que podem ter valor científico, social e econômico, mas não estão mesmo expostos à vista." (ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Laboratório a céu aberto In: Pesquisa Fapesp, no 208, junho de 2013. p. 40)

Considerando o texto sobre o cerrado, pode ser dito sobre esse bioma brasileiro que

A) o valor econômico é duvidoso, pois se sua área e formação vegetal dominante são propícias para a exploração da pecuária, o mesmo não pode ser dito para a agricultura, que não vingará nesses solos pobres e secos. 
B) os segredos do cerrado são mais força de expressão literária do que reais, pois estamos diante de um bioma marcado por certa homogeneidade biológica que se repete monotonamente por vastas extensões. 
C) trata-se de uma formação de dominância herbácea o que no passado a ligava ao risco da devastação pela pecuária excessiva, mas que atualmente está razoavelmente preservada pelo seu baixo uso econômico. 
D) essa é uma formação savânica, cuja marca é a presença dos três estratos vegetais (arbóreo, arbustivo e herbáceo), sem predomínio de nenhum deles, e também a presença de uma biodiversidade notável. 

RESPOSTA: D

_________________________
A formação vegetal do Cerrado brasileiro, uma formação conhecida internacionalmente como savana, possui imensa riqueza florística e faunística, que se esconde por uma aparência de monotonia, já que ela ocupa mais de um milhão de quilômetros quadrados. Essa riqueza é mais bem percebida quando a formação é estudada em detalhes, ou então, pela população que lá habita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!