( Albert Einstein 2017) - QUESTÃO

"Um bilhão de seres humanos [...] dispõem, no começo do século XXI, de menos de um dólar por dia para viver; esse número figura no documento intitulado Objetivos do milênio para o desenvolvimento (OMD), adotado por 180 nações e assinado por 147 chefes de Estado na Assembleia do milênio reunida na ONU em setembro de 2000." 
(Alain RENAUT. Um mundo justo é possível? [traduzido de Un monde juste est-il possible?], Paris:Stock, 2013, p. 19) 

Agora, em meados da segunda década do século XXI, pode ser afirmado que 

A) nos países em desenvolvimento, generalizam-se ações estratégicas de desenvolvimento, dando proeminência ao Estado como ordenador dos mercados. 
B) os objetivos para o desenvolvimento social são o centro das políticas econômicas de austeridade fiscal, hoje compreendidas como a chave para controlar o Estado. 
C) objetivos para o desenvolvimento implicam projetos de futuro, que podem ser projetos nacionais ou de outra escala; isso mantém a importância do papel do Estado. 
D) os países signatários do documento se comprometeram a implantar projetos de desenvolvimento, e por isso vemos proliferar no mundo políticas de combate à desigualdade social. 

RESPOSTA: D
_____________________________
Os diversos projetos desenvolvidos por órgãos internacionais, como no âmbito da ONU, em função de compromissos assumidos pelos países signatários, tentam combater a desigualdade, tendo já obtido algum sucesso em países da África e da Ásia (por exemplo, em Bangladesh). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!