(INSPER 2014) - QUESTÃO

Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
Passam tantas visões sobre meu peito!
Palor de febre meu semblante cobre,
Bate meu coração com tanto fogo!
Um doce nome os lábios meus suspiram (...).
(Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos)
Nessa passagem, há marcas textuais típicas da função emotiva da linguagem. Essas marcas estão associadas a uma característica fundamental da poesia byroniana brasileira, que é o 

a) egocentrismo. 
b) indianismo. 
c) medievalismo. 
d) nacionalismo. 
e) nativismo.

RESPOSTA: A

______________________
A centralidade do eu no trecho de Álvares de Azevedo – expoente da geração “byroniana” de poetas românticos brasileiros – exprime-se na abundância de pronomes de primeira pessoa, presentes em todos os versos (v. 1: meus, minhas; v. 2: meu; v. 3: meu; v. 4: meu; v. 5: meus).

2 comentários:

  1. (Insper-SP – Adaptada)
    Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas Passam tantas visões sobre meu peito! Palor de febre meu semblante cobre, Bate meu coração com tanto fogo!
    Um doce nome os lábios meus suspiram [...].
    AZEVEDO, Álvares de. Lira dos vinte anos.

    Nessa passagem, há predominância da função emotiva. Aponte dois trechos do texto em que o emissor está em primeiro plano e explique sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. . O egocentrismo era uma das características principais da segunda geração modernista, representada, sobretudo, por Álvares de Azevedo e destacada pelos verbos subjetivos utilizados na primeira pessoa, enfatizando as dores do amor platônico, também uma outra característica da poesia Romântica da segunda geração.

      Excluir

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!