O instituto popular, de acordo com o exame da razão, fez da figura do alferes Xavier o principal dos inconfidentes, e colocou os seus parceiros a meia ração de glória. Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas. Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos.
ASSIS, M. Gazeta de Notícias, n. 114, 24 abr. 1892.
No processo de transição para a República, a narrativa machadiana sobre a Inconfidência Mineira associa
a) redenção cristã e cultura cívica.
b) veneração aos santos e radicalismo militar.
c) apologia aos protestantes e culto ufanista.
d) tradição messiânica e tendência regionalista.
e) representação eclesiástica e dogmatismo ideológico.
➥ Resposta comentada:
A questão aborda a formação da simbologia republicana nos primeiros anos de instalação do regime. Nessa época, deu-se um importante debate sobre as alterações necessárias na bandeira nacional e também na escolha de datas e personagens históricos que representassem o novo regime. A figura de Tiradentes foi resgatada devido à sua participação na Inconfidência Mineira (1789), sua morte e martírio assemelhavam-se à história da redenção cristã, e sua escolha como herói republicano formou a cultura cívica do novo regime. (Resposta: A)
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