(FGV-SP 2018/2) - QUESTÃO

Terra do sonho é distante/e seu nome é Brasil/ plantarei a minha vida/ debaixo de céu anil/ Minha Itália, Alemanha/ Minha Espanha, Portugal/ talvez nunca mais eu veja/ minha terra natal. 
Milton Nascimento. Sonho imigrante

Acerca do processo de imigração para o Brasil, registrado no século XIX, é correto afirmar: 

a) O Brasil tornou-se o destino preferencial dos imigrantes europeus graças à possibilidade de se constituírem pequenos proprietários rurais devido à promulgação da Lei de Terras em 1850. 
b) Desde a proclamação da independência do Brasil, a imigração europeia foi estimulada pelo governo central como uma maneira de atender às pressões inglesas pelo fim da escravidão no país. 
c) O fluxo imigratório só deslanchou no Brasil após as alterações nas leis trabalhistas que garantiram condições de trabalho análogas àquelas oferecidas no continente europeu. 
d) A partir da década de 1870, com as iniciativas do governo de São Paulo, intensificou-se o fluxo imigratório de europeus para a província paulista destinados, sobretudo, à produção cafeeira. 
e) A modernização das atividades agrícolas brasileiras iniciaram-se a partir do declínio da produção canavieira e com o desenvolvimento do complexo cafeeiro na região do Recôncavo Baiano e do Sul da Bahia.

_______________________________________________________________
A necessidade de mão de obra imigrante para a lavoura cafeeira do Oeste Paulista, motivada tanto pela expansão dos cafezais como pelo declínio da escravidão, tornou-se mais premente a partir de 1870. Para estimular a vinda de trabalhadores europeus, o governo provincial uniu esforços com os fazendeiros interessados, e também com as autoridades italianas que controlavam o processo emigratório de seus cidadãos. Como exemplos dessa ação conjunta, podemos citar a construção da Hospedaria do Imigrante, no Brás (uma iniciativa do governo da província de São Paulo) e a criação da Sociedade Promotora da Imigração, conveniada com as autoridades do Império, ambas em 1886.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!