(FGV-SP 2018/2) - QUESTÃO

O ano de 1968 foi marcado por uma série de acontecimentos impactantes: assassinatos de Martin Luther King e Robert Kennedy, protestos de atletas nos Jogos Olímpicos do México, barricadas de estudantes em Paris, Primavera de Praga, passeata dos cem mil no Rio de Janeiro e a rebelião estudantil nos Estados Unidos.

Sobre tais acontecimentos, considere as seguintes afirmações:

I. A intensidade política vivenciada em 1968 pode ser explicada pela diversidade de movimentos contestatórios ligados às lutas de negros, mulheres e jovens que tinham como pano de fundo as tensões da Guerra Fria e a emergência da contracultura.
II. A contestação política e social do ano de 1968 ocorreu em países submetidos a regimes ditatoriais, tanto no bloco capitalista quanto no bloco comunista.
III. A valorização da cultura jovem e contestatória ocorreu em meio à intensificação da ação direta e à diversificação criativa de formas de propaganda e de atuação políticas.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.

____________________________________________________________
 Resposta comentada:
A proposição II é incorreta porque as agitações registradas em maio de 1968 ocorreram não apenas em países submetidos a governos ditatoriais (Checoslováquia e Brasil) mas, conforme o próprio enunciado confirma, em Estados historicamente democráticos, como França e Estados Unidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!