Sobre a conquista espanhola da América nos séculos XV e XVI, assinale a afirmativa CORRETA.
(A) Da conquista participaram soldados, clérigos, cronistas, marinheiros, artesãos e aventureiros, motivados pelo desejo de encontrar riquezas como o ouro e a prata e também de expandir a fé católica expulsando os muçulmanos da América.
(B) O ano de 1492 foi crucial não só pela chegada de Colombo à América, como também pela conclusão da unidade da monarquia espanhola levada adiante pelos reis católicos com a conquista de Granada, último reduto muçulmano na península.
(C) Hernán Cortés conquistou facilmente o império Asteca, na região do alto Peru, à época governado por Montezuma, com quem se aliou para derrotar outros povos indígenas que resistiram à dominação espanhola.
(D) Desde o início da conquista, os indígenas contaram com a proteção da Igreja católica que os reconhecia como seres humanos que possuíam alma e, portanto, não deveriam ser subjugados.
(E) O Império Inca, no México, foi conquistado por Francisco Pizarro, que enfrentou uma longa resistência dos exércitos indígenas, militarmente superiores e profundos conhecedores do território em que viviam.
RESPOSTA: B
A opção (a) está incorreta porque não havia muçulmanos na América na época da conquista; a opção (c) está incorreta não só porque o Império Asteca localizava-se na região do México, como também porque Cortés não se aliou a Montezuma; a alternativa (d) está errada porque a questão da humanidade dos índios foi motivo de longas e constantes controvérsias entre os europeus e também porque não houve a proteção inicial da Igreja Católica contra a dominação; a alternativa (e) está incorreta não só pelo fato de o Império Inca se localizar na região do Peru, como também porque os indígenas não eram superiores militarmente em relação aos espanhóis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!