(PUC - RIO) - QUESTÃO

A respeito da ocupação holandesa dos territórios portugueses na América e na África, na primeira metade do século XVII, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A ocupação holandesa está relacionada à conjuntura política da união das coroas de Espanha e Portugal (União Ibérica) e ao processo de independência dos Países Baixos.
b) Nesta mesma época, os holandeses também invadiram e ocuparam territórios portugueses na África (Angola), com o objetivo de controlar o fluxo de escravos negros para os engenhos de açúcar da América portuguesa.
c) O período de administração de Maurício de Nassau foi marcado pela reorganização urbanística do Recife, com a pavimentação de ruas e a construção de novas pontes.
d) A administração de Nassau no Nordeste da América portuguesa ficou caracterizada pela perseguição aos católicos e judeus, uma vez que os holandeses professavam a religião protestante (calvinistas).
e) Até a União Ibérica, os comerciantes holandeses eram os principais distribuidores do açúcar português na Europa.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
RESPOSTA: D
A administração holandesa do Nordeste caracterizou-se pela tolerância religiosa. Em parte, reproduzindo a atitude que já vigorava nos Países Baixos e, em parte, como forma de manter o apoio dos proprietários de engenho portugueses que, em vez de abandonar a região e o seu patrimônio, poderiam continuar produzindo sob o governo holandês. Dessa forma, Maurício de Nassau garantiu a liberdade de culto aos católicos e judeus. O que incentivou, inclusive, o estabelecimento de uma colônia judaica no Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!