(FATEC 2018) - QUESTÃO

No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a capacidade de adaptação às demandas impostas pelo cenário vigente é de extrema importância para aqueles que se empenham em crescer no trabalho. Os trabalhadores precisam garantir sua sobrevivência e dessa maneira estão adoecendo com o novo ritmo de produção. Sintomas como estresse, ansiedade, fobias e outros, vêm surgindo cada vez mais rápido nas pessoas que sofrem grandes pressões no trabalho. [....]
Na Revolução Industrial, além das mudanças no setor comercial e agrícola, tivemos acima de tudo as transformações sociais, ou seja, a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana.
Acesso em: 09.03.2017. Adaptado

Assinale a alternativa que elenca corretamente as principais características da Primeira Revolução Industrial. 
a) Valorização do trabalho artesanal; utilização de tração animal; eliminação da divisão do trabalho e surgimento da classe média. 
b) Valorização do trabalho qualificado; utilização de petróleo como fonte de energia; aprofundamento do uso das tecnologias da informação e surgimento dos profissionais liberais. 
c) Valorização do trabalho feminino; utilização de biocombustíveis; eliminação do trabalho braçal e surgimento das leis trabalhistas. 
d) Invenção de máquinas para substituir o trabalho humano; utilização de carvão mineral e vapor; aprofundamento da divisão do trabalho e surgimento do proletariado. 
e) Invenção de ferramentas e técnicas agrícolas; utilização de energia solar e eólica; eliminação do trabalho escravo e surgimento do campesinato.


_______________________________________________________________
➥ Resposta comentada: (d)
A alternativa se refere às transformações tecnológicas (máquinas, carvão e vapor), econômicas (aprofundamento da divisão do trabalho, com a superação do artesanato e da manufatura) e sociais (surgimento do proletariado, entendido como o conjunto de trabalhadores não qualificados recrutados para a produção fabril) que caracterizaram a Primeira Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!