(PUC-SP 2017/2) - QUESTÃO

 Identifique abaixo a alternativa que apresenta corretamente as funções desempenhadas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945): 

a) Identificação e criminalização de brasileiros que propagavam ideias favoráveis ao nazismo, ao fascismo e a outras ideologias totalitárias europeias contrárias à democracia existente no Brasil. 
b) Financiamento de grandes veículos de informação por todo o país, capazes de promover a integração nacional e manter práticas irrestritas de liberdade de expressão. 
c) Coordenação da propaganda estatal que visava à construção e à difusão de uma imagem favorável do governante, e censura de expressões culturais cujas ideias divergissem das do governo. 
d) Centralização e difusão de notícias sobre concursos promovidos pelo Estado para prover as vagas do serviço público e garantir a qualidade do funcionalismo.

------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: C
O Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado em 1939, durante a vigência do Estado Novo. Suas atribuições eram bastante abrangentes, indo desde medidas propositivas (promoção de uma imagem favorável do governante e de seu regime, organização de eventos culturais e de manifestações cívicas) até funções repressivas, que incluíam a censura de todas as atividades intelectuais, esportivas e populares. Essa repartição do governo varguista foi inspirada no Ministério da Propaganda criado por Hitler durante o III Reich.