(PUC-SP) - QUESTÃO

Leia com atenção:

“[...] todo espaço regional é fruto de uma história geológica, geomorfológica, pedológica e hidrológica, modificado por sucessivas formas de atividades antrópicas, às vezes bastante perturbadoras.” (Aziz Ab'Sáber. Escritos ecológicos. São Paulo: Lazuli Editora, 2006. P. 34)

Segundo o autor, vários são os processos que formam o espaço regional. A partir do que ele diz, pode-se perceber, nas realidades regionais, que
a) numa região tropical, as ações humanas juntamente com os fenômenos geológicos são os principais elementos na constituição do perfil da região.
b) ações humanas como a urbanização e a modificação do curso dos rios, por exemplo, somente são importantes na forma de uma região, se forem perturbadoras.
c) por serem perturbadoras, especialmente quando mal planejadas, as ações humanas terminam dando o tom principal das características de uma região.
d) uma região condensa em suas características a complexidade tanto dos fenômenos naturais, como da produção social do espaço.
e) a história dos processos naturais, embora marcada pelos tempos longos da natureza, tem menor importância na determinação dos quadros regionais.

➥ Resposta comentada: (d)
O espaço regional é resultado de uma construção conjunta entre a ação da natureza e a ação humana sobre a superfície da terra. A paisagem pode re fletir uma interação entre essas diferentes forças, podendo chegar a episódios de degradação ambiental motivados pela ação antrópica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!